contato@institutoacqua.org.br

Sob gestão do Instituto Acqua, mais de 500 pacientes Covid-19 tiveram alta em Parauapebas (PA)

27/04/2021

Desde o início da gestão do Instituto Acqua, há um ano, foram 747 internações, 45 pacientes transferidos e 566 altas

Há um ano, o Instituto Acqua gerencia o atendimento exclusivo para tratamento de pacientes com Covid-19 em Parauapebas, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e aporte da Vale – desde o Hospital de Campanha (HC) até a Ala exclusiva. Neste período, mais de 200 profissionais de saúde se dedicam, incansavelmente, na linha de frente do combate à doença, vivendo batalha diária para salvar vidas. E diante deste esforço, somado ao trabalho humanizado e às tecnologias usadas para tratar os internados, cada paciente recuperado é motivo de grande vitória e comemoração.

Na última sexta feira, 23 de abril, a forte chuva não tirou a emoção e comemoração da alta simbólica representando os mais de 500 pacientes curados desde o HC até a Ala Covid-19 do Hospital Geral de Parauapebas (HGP). Desde o início da gestão do Instituto Acqua, foram 747 internações, 45 pacientes transferidos e 566 altas. A taxa de óbitos é uma das menores do Brasil, chegando a 0,19 (total de casos confirmados X total de óbitos).

Dentre as diversas Marias e Josés, que passaram algum período internados na unidade, está Terezinha Marques de Souza, 79 anos. Ela foi escolhida para representar simbolicamente as 500 altas. Internada há 14 dias na unidade e acometida pelo Alzheimer, foi recebida por seu filho e netos com muita emoção.

Para completar um final de semana de comemorações, no sábado, 24 de abril, mais de 10 altas foram contabilizadas em apenas um dia. Cumprindo todas as restrições e cuidados, os familiares aguardavam ansiosos e comemoravam cada paciente que saía aplaudido pelos profissionais de saúde.

“Nós estamos em um período muito complicado nesta pandemia, mas tivemos o prazer de devolver para a sociedade 10 pacientes curados de Covid-19. Para todos nós é uma honra ver a vitória de cada paciente que sai daqui, e poder proporcionar mais de 10 altas em único dia é mais que gratificante”, comemorou Rodrigo Bonato, médico que atua na Ala.

Após 26 dias internado, Luís de Aguiar Gouveia reencontrou a família em um momento mais que esperado por todos. “Estamos muito felizes, queremos agradecer a equipe deste hospital que foram muito profissionais e tiveram muita sabedoria para cuidar do meu pai”, agradeceu a filha, Luana Gouveia.

Para os profissionais de saúde este é um momento de muita comemoração. “São pessoas que devolvemos aos familiares, que venceram a Covid-19 e voltaram para suas residências. Em um momento em que só destacam diversas perdas nesta pandemia, temos que mostrar e comemorar que também há muitas vidas salvas”, declarou Felipe Lemos, psicólogo da unidade.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, reforça o compromisso da instituição e lembra com emoção o início do trabalho no município. “Chegamos em Parauapebas para somar, diante de muitos desafios, e contamos com profissionais dedicados e capacitados para salvar vidas. Alcançar esse número de altas é emocionante. São pessoas que voltaram a conviver com quem mais amam e seguiram compartilhando bons momentos. Agradeço à Vale e Prefeitura por acreditar em nosso trabalho e parabenizo cada profissional que faz a diferença. Estamos ajudando a escrever uma importante história”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *