contato@institutoacqua.org.br

Unidade Sorrir (MA) entrega mais de 200 próteses dentárias em atendimento ampliado

27/01/2020

Ação está inserida no mutirão promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com recursos de emenda parlamentar; a unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES

A Unidade de Especialidades Odontológicas – Sorrir, de São Luís (MA), atendeu, no último sábado (25/01), mais de 200 pacientes que receberam novas próteses dentárias. A ação faz parte do atendimento ampliado em serviços odontológicos promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), após recursos destinado via emenda parlamentar. Os atendimentos começaram em dezembro; no total, foram cinco mutirões.

Carmen Belfort, secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, acompanhou a entrega das próteses e falou sobre a satisfação no sorriso de cada paciente atendido. “Só em olhar que o Governo está contribuindo em trazer o sorriso para essas pessoas, uma grande população que não conseguia falar direito e sem autoestima, é uma grande satisfação, uma mudança para o resto da vida de cada uma delas”, falou.

O mutirão odontológico teve início em dezembro do ano passado e aconteceu também em todos os sábados de janeiro. Os recursos foram viabilizados via emenda parlamentar, destinada pelo deputado estadual Duarte Júnior.

Lucimar Martins Caldas, 70 anos, moradora do bairro Vila Palmeira, recebeu a prótese pela primeira vez. “Esperei bastante e estou satisfeita porque não tinha condição de comprar, vou ficar mais bonita, melhorar minha alimentação também”, disse.

O sorriso também estava no rosto de Rosilene Coelho, 54 anos, moradora do bairro Vila Palmeira. “Minha chapa quebrou e nem conseguia mais sorrir direito, estava ruim de me alimentar, agora estou feliz, sorrindo novamente, e o atendimento aqui foi muito bom”, agradeceu.

As próteses são fabricadas no laboratório da própria Unidade Sorrir. O material é feito de resina acrílica e são produzidas individualmente, a partir do molde de cada paciente, como explica o técnico de prótese dentária e coordenador do laboratório, Bernardo Silva.

“O molde é como se fosse uma digital da boca e a ficha vem com nome, cor, idade, medidas. A prótese tem a mesma função do dente natural que é mastigar, junto com a estética. A manutenção deve ser feita de forma periódica e aqui realizamos também a higienização técnica”, explicou.

Durante o mutirão foram executadas cirurgias, extração de dentes, limpeza, restauração, confecção de 500 próteses, sendo 200 próteses parciais removíveis (PPR) e 300 próteses totais, além de biópsia para identificação de câncer de boca. Nesta última etapa, os pacientes receberam as próteses dentárias. A Unidade de Especialidades Odontológicas – Sorrir é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *