contato@institutoacqua.org.br

Unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão são avaliadas pela Anvisa com alta conformidade em práticas de segurança do paciente

01/06/2021

Relatório anual da agência reguladora reconheceu trabalho desenvolvido nos hospitais Macrorregional Tomás Martins e Regional de Balsas, gerenciados pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na última seana, Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – 2020, documento oficial da agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde. O Hospital Regional de Balsas e Hospital Macrorregional Tomás Martins, no Maranhão, estão na lista entre as 8 unidades do Maranhão que apresentaram Alta Conformidade com as práticas do Núcleo de Segurança do Paciente. Os dois hospitais estaduais são gerenciados pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, a avaliação reconheceu o trabalho desenvolvido em 185 unidades de saúde do Brasil.

A avaliação é realizada anualmente em hospitais com leitos de terapia intensiva, desde 2016, e observa 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A iniciativa é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, com ênfase na gestão de riscos, no aprimoramento da qualidade e na aplicação das boas práticas em serviços de saúde. Os indicadores se referem à estrutura física, material e organizacional para o cuidado seguro e dados sobre práticas com os pacientes.

Núcleos – No Hospital Regional de Balsas o Núcleo de Segurança do Paciente foi implantando em agosto de 2018 e é coordenado pela enfermeira Samara Lima da Silva. O núcleo possui comissão composta por profissionais de diversas especialidades e de setores diferentes para analisar eventos adversos ocorridos, e que se reúnem mensalmente.

“É motivador ser reconhecido como um dos hospitais com alta adesão às práticas de segurança do paciente. Como o hospital tem 3 anos de existência, é a primeira vez que recebe esse reconhecimento e vamos continuar as melhorias para seguir bem avaliados e prestar uma assistência segura aos paciente”, disse Samara da Silva.

Três anos também é o tempo de funcionamento do Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Macrorregional Tomás Martins. Atualmente ele é coordenado pelo enfermeiro Wanderson Araújo Pereira e também possui comissão de profissionais multidisciplinares. Ele ressalta que a auditoria constante também é reforçada com práticas de educação contínua. “Elaboramos junto com o Núcleo de Educação Permanente ações educativas e de conscientização para reforçar os cuidados e as boas práticas de assistência e de segurança ao paciente”, descreve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *