contato@institutoacqua.org.br

UTI Neonatal do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (MA) repassa orientações sobre doação de leite humano

20/05/2021

Atividade marcou o Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Súde (SES)

Na última quarta-feira (19/05), mães assistidas pela UTI Neonatal do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), participaram de palestra sobre a importância da doação do leite humano, em alusão ao Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano, marcado em 19 de maio. Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Súde (SES).

O incentivo à doação de leite materno integra campanha que acontece o ano inteiro – reforçada no mês de maio com palestras e atividades educativas. Este ano, a campanha tem o tema “Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança.” No Juvêncio Mattos, funciona um posto de coleta de leite materno e a maioria dos bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva e na Unidade de Cuidados Intermediários são alimentados pelo leite doado. Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo a cada vez que ele for alimentado.

Katiane Leal, enfermeira da UTI Neonatal e do Núcleo de Educação Permanente, abordou técnicas de coleta e como fazer a doação. “Qualquer mãe que esteja saudável e tenha grande produção de leite é potencial doadora. Os bebês prematuros precisam muito do leite materno, uma vez que o alimento é rico em todos os nutrientes necessários para ajudar na recuperação do bebê. A doação pode ser realizada no próprio Posto de Coleta do Juvêncio Mattos, ou por meio de coleta domiciliar. O carro da unidade vai até o domicílio da mãe doadora”, explicou.

Ilarene Cássia Pereira Pinto, 18 anos, mãe de Carlos Henrique, elogiou a iniciativa. “Achei muito interessante a palestra. É muito necessário para as mães de primeira viagem”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *