contato@institutoacqua.org.br

11ª edição do Bazar VilaMundo ABC encanta público com artesanato, gastronomia, música e poesia

15/04/2019

Além de 30 expositores da economia criativa, evento promovido pelo Instituto Acqua no último domingo apresentou show de Freud à Deriva e poesia de Jurema Barreto e Zhô Bertholini

A 11ª edição do Bazar VilaMundo ABC reuniu expositores de diversos segmentos da economia criativa. O evento ocorreu no último domingo (14/04) na sede do Instituto Acqua, em Santo André (SP). Os visitantes tinham opções de produtos a partir de R$ 5 e desfrutaram de boa gastronomia, música e poesia. A próxima edição do evento está marcada para dia (05/05), no mesmo endereço – Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, com entrada gratuita.

O som do grupo Freud à Deriva embalou a tarde chuvosa com música popular brasileira e canções com influências de Belchior a composições autorais. Outra atração cultural desta edição foi o recital de poesias de Jurema Barreto e Zhô Bertholini, da editora A Cigarra.

Quem se animou para sair da cama no friozinho conferiu as oportunidades do Bazar VilaMundo com itens de moda, acessórios, decoração, higiene pessoal e as delícias de doces e salgados. “Sempre temos um presente para dar e adoro entregar objetos criativos, então vim à feira já pensando nos próximos aniversariantes”, disse a arquiteta Mariana Arruda Godoy.

O ateliê da Marcia Sobrino apresentou bolsas diferentes e artesanais. Já o Bonecando e Cia expôs bonecos e bonecas de diversas etnias. A Tube Design, marca de objetos de decoração, comercializou vasos e abajures. A programação também recebeu peças em cerâmica da Dina Cerâmika.

Para somar, expositores de gastronomia venderam de hambúrgueres, como a marca Cactu’s, a conservas da Ceci-Ro e Que Santo Gosto. Outras opções como Casa da Cecília, Brigaderia, Quicheiria Brasil e Bela Doces integraram o cardápio. “Viemos para ver coisas diferentes e acabamos conhecendo outros sabores também. A parte gastronômica da feira é sempre ótima. Tem opções para comer aqui e também levar para casa”, disse um dos visitantes, Roberto Soares.

As joias, semijóias e bijuterias também agradaram todos os bolsos e gostos. Entre as marcas, estiveram presentes Analu Nijus, Puroglam, Lusi Alcântara, entre outras.

VilaMundo – O Instituto Acqua, em parceria com o portal Catraca Livre, Cidade Escola Aprendiz e Cuponeria, mantém a iniciativa VilaMundo – uma plataforma que mapeia regiões para sugerir passeios culturais gratuitos ou com descontos especiais. Com ela é possível articular, conectar e divulgar ações que estimulem a economia criativa e o acesso à educação e atividades culturais.

Para integrar o projeto, foi criada a 'Chave VilaMundo' para cidades mais acessíveis, inteligentes e baratas. Quem utiliza a 'Chave' tem descontos em estabelecimentos parceiros da ação, como bares, restaurantes, lojas, galerias, casas de show e humor, salões de beleza e até coworkings. Com a Chave VilaMundo, o estabelecimento parceiro decide qual produto ou serviço quer disponibilizar, quanto quer oferecer de desconto e por qual período. O VilaMundo disponibiliza essa informação no site em forma de cupom, que os consumidores podem baixar pelo smartphone e apresentar no comércio.

Mais do que disponibilizar e divulgar o desconto, o VilaMundo trabalha na articulação do estabelecimento com atividades interessantes que acontecem nos arredores. A página virtual vilamundo.catracalivre.com.br permite a consulta de vários locais que oferecem descontos culturais no Grande ABC e São Paulo. Além de reunir parceiros, é uma agenda cultural para as setes cidades da região e Capital.