contato@institutoacqua.org.br

Acqua Institucional

Gestão para transformar
Instituto Acqua

O Instituto Acqua é uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos com sede em Santo André, Região Metropolitana de São Paulo. Com 23 anos de história, atua na área de saúde pública e privada em todo o território nacional. A Gestão de Projetos é considerada um marco de excelência. Além de ter destaque na área da Saúde, abrange ações em Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana, Cidadania, Cultura e Esportes. Os principais objetivos dos projetos são: qualidade, transparência, estar sempre a serviço da comunidade e em consonância com os órgãos públicos municipal, estadual e federal. O Acqua trabalha em estreita parceria com os setores público, privado e outras organizações não governamentais com objetivos similares. Na gestão de Saúde, atua respeitando os valores institucionais e finalidades estatutárias. Possui forte atuação na gestão de unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável pela administração de hospitais municipais e estaduais, UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), UBS (Unidade Básica de Saúde), ambulatórios de especialidades médicas e ambulatórios de unidades prisionais. É reconhecido pelo setor por sua atuação em gestão hospitalar em todos os níveis de complexidade, além de serviços de consultoria, planejamento estratégico e diagnósticos hospitalares. As ações são sempre alinhadas com os princípios norteadores da Política Nacional de Humanização (PNH), que resultam na consolidação do atendimento humanizado.

História

O Instituto Acqua foi fundado em 1º de maio de 1999. Sua primeira sede foi no Parque Milton Marinho de Moraes, em Ribeirão Pires (SP). No local, o Instituto criou o Centro de Referência Ambiental, firmando-se no Terceiro Setor nacional com programas socioambientais e de qualidade urbana. Em 2003, o Instituto foi reconhecido como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e desde 2014 tem sua sede em Santo André (SP). Desde 2013, a instituição tem se qualificado como OSS (Organização Social de Saúde) em diversas esferas governamentais, sendo reconhecida como tal em vários estados e municípios do Brasil. Nos programas que desenvolve, o Instituto promove parcerias com poder público, universidades, empresas e fundações para implementar programas sociais, educacionais e competências dos recursos sociais aplicados nos diferentes setores para o desenvolvimento sustentável, não apenas do ponto de vista ecossistêmico, mas também da perspectiva cultural, o que se reflete na educação, no cuidado à saúde e no desenvolvimento urbano.

Gestão

O Instituto Acqua aderiu às boas práticas de Governança Corporativa, adotando os princípios básicos que inspiram o Código Das Melhores Práticas de Governança Corporativa como a transparência, a responsabilidade organizacional e a prestação de contas. A auditoria independente é outro diferencial na gestão, desta maneira o processo de análise e validação das informações financeiras e patrimoniais é realizado de maneira imparcial e com diretrizes claras do que deverá ser corrigido ou melhorado.

Gestão de unidades hospitalares

A instituição tornou-se referência em gestão hospitalar de unidades públicas. O trabalho vai desde o planejamento para construção de unidades de saúde, na modernização da infraestrutura, compra ou locação de equipamentos até o gerenciamento hospitalar por completo. Atualmente sob gestão do Instituto Acqua estão diversas especialidades e espaços que vão desde o diagnóstico com equipamentos de última geração até cirurgias de alta complexidade. Inclui a gestão de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), centros cirúrgicos, complexos de imagem, laboratórios, contratação de profissionais especializados, gerenciamento de resíduos hospitalares, higienização de ambientes, sistema de combate a incêndios, central de material e esterilização e processamento de roupas hospitalares, atualização tecnológica, entre outras ações. O Instituto Acqua também é responsável pela contratação de profissionais da Saúde, como médicos, enfermeiros, assistência farmacêutica, laboratorial, radiologia, nutricional e segurança, com liberdade para aumentar e diminuir o quadro de acordo com a demanda, bem como de todos os serviços, de forma a otimizar os recursos conforme as condições disponíveis. Conheça um pouco mais da experiência do Instituto neste setor.

Missão

Desenvolver e implementar com excelência projetos e políticas de planejamento, proteção e recuperação nas áreas da Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Educação, Esportes e Qualidade Urbana com parcerias entre órgãos públicos e privados.

Visão

Ser referência no desenvolvimento de projetos, iniciativas e gestão de políticas socioambientais e reconhecida pelo comprometimento com a responsabilidade social.

Valores

  • Cidadania
  • Ética
  • Eficiência
  • Economicidade
  • Humanização
  • Profissionalismo
  • Solidariedade
  • Trabalho em equipe
  • Transparência

Diretoria estatutária

Diretor-presidente
Samir Rezende Siviero

Diretora-executiva
Paula Cristina de Assis Nascimento

Projetos

O Instituto Acqua tem experiência na realização de diagnósticos para atender as necessidades de seus parceiros. Para estimular a consciência cidadã, a educação e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, realiza ações diversas.