contato@institutoacqua.org.br

Medicamentos injetáveis é tema de capacitação no Hospital Regional de Balsas (MA)

15/01/2020

Iniciativa tem como objetivo garantir maior segurança na assistência ao paciente e foi direcionada aos profissionais de enfermagem; a unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Regional de Balsas participaram, na última terça-feira (14/01), de capacitação sobre uso correto de medicamentos injetáveis, orientados pelos farmacêuticos da unidade de saúde do Maranhão.

A capacitação integra as ações de qualificação e melhoria dos serviços de assistência em saúde promovida pelo hospital, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com a coordenadora de Farmácia da unidade, Sílvia Letice Mesquita Alves, o uso correto envolve atenção na dosagem e administração dessas medicações.

“Essa é a segunda capacitação que promovemos na unidade. A primeira aconteceu no ano passado e deu enfoque ao uso racional de medicamentos. Neste encontro, abordamos especificamente o preparo de medicamentos injetáveis”, explicou Sílvia Alves.

Medicamentos injetáveis são aqueles administrados por injeção e, portanto, são aplicados na veia, na pele, no músculo e em outras partes do corpo. Dentre os injetáveis mais conhecidos estão a dipirona, ranitidina, omeprazol, tenoxicam, entre outros. No Hospital Regional de Balsas são aplicados, mensalmente, mais de 5 mil medicamentos desse tipo.

Sílvia explica ainda que o uso correto dessas medicações envolve padronização na administração e estabilidade dos medicamentos injetáveis como forma de garantir a segurança e também economia no uso dos recursos. O treinamento realizado para a equipe de enfermagem também contou com a colaboração do farmacêutico Gleyson Tácido Gomes, que integra a equipe da unidade de saúde.

“Pretendemos dar continuidade com os treinamentos, de acordo com a necessidade das equipes de enfermagem com objetivo de garantir mais segurança na assistência aos pacientes do hospital”, finalizou a farmacêutica.

Localizado na região Sul do Maranhão, o Hospital Regional de Balsas é referência em atendimentos de média e alta complexidade, gestação de alto risco, pediatria e cirurgia geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *