contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) encerra campanha Janeiro Branco

21/01/2020

Realizada no período de 13 a 17 de janeiro, iniciativa mobilizou colaboradores e usuários para prevenção da saúde mental; o hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, encerrou na última sexta-feira (17/01) as atividades da campanha Janeiro Branco, com objetivo de orientar profissionais e usuários sobre os cuidados relacionados à saúde mental. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A programação reuniu palestras, dinâmicas e atendimentos. Para a psicóloga Nivaldete de Oliveira Sá, a ação permitiu compreender a importância de o profissional de saúde assumir atitudes de promoção e prevenção da saúde mental. “Quem cuida da mente, cuida da vida”, ressaltou.

Informações sobre critérios e o conceito de saúde mental foram debatidos entre os participantes, para que cada um pensasse e definisse emoções e sentimentos que causam frustrações e angústias. A cada emoção difícil de se relacionar, um balão era estourado, simbolizando a libertação pessoal da situação. O mesmo balão que comunicava algo negativo também podia simbolizar algo positivo, e os colaboradores trocavam informações e empatia.

Ao final da dinâmica, um grande mural com frases sobre gratidão, cuidado com o próximo, leveza, amor e boa convivência foi produzido pelos próprios colaboradores. O hospital conta com a presença das psicólogas Nivaldete Sá e Dayse Farias Moreira  Viana para atender pacientes e profissionais.

Organizada pela equipe multiprofissional da unidade de saúde, a programação contribuiu com informações e esclarecimentos. “Nós abrimos a programação abordando o tema da Síndrome de Burnout, realizamos três atendimentos específicos a profissionais e encerramos com essa dinâmica de forma positiva”, pontuou Suanne Gomes Camargo Ribeiro, coordenadora da equipe multiprofissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *