contato@institutoacqua.org.br

Apoio emocional é tema de conversa na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

06/08/2020

Atividade abriu programação do Agosto Dourado, de incentivo à amamentação; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O incentivo à amamentação norteia ações desenvolvidas pelas maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão. Na terça-feira (04/08), a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, promoveu roda de conversa entre os profissionais para falar sobre a importância do apoio emocional – ação que abriu as atividades do Agosto Dourado.

Nayra Karoline Magalhães, coordenadora de enfermagem da maternidade, mediou o diálogo levando reflexões sobre a conduta e inclusão dos profissionais como rede de apoio de cuidados maternos no momento do puerpério (período após o parto). “A importância de falar sobre os aspectos emocionais é considerar que o profissional de saúde faz parte dessa rede de apoio. Quando a mãe lactante está internada na unidade de saúde nós também precisamos garantir esse suporte emocional, identificar as necessidades, os sentimentos, porque não é um processo fácil, o puerpério deixa a mulher fragilizada e não é algo somente fisiológico, o apoio emocional é fundamental”, disse.

Equipes assistenciais, multiprofissionais, diretores, coordenadores, profissionais do setor administrativo e da recepção participaram da atividade como forma de promover a integração e o entendimento comum sobre a importância do apoio emocional desde o acolhimento da gestante até os cuidados na lactação após o parto.

Os relatos de experiência dos profissionais reforçaram a importância de abordar o tema da amamentação de forma mais humanizada. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, entre outros, que estão mais próximos da assistência, compartilharam exemplos e casos de como abordar a paciente com empatia, respeito e sensibilidade, além de observarem as principais necessidades de âmbito emocional e quando é necessário a orientação de acompanhamento psicológico.

“Quando entramos na maternidade a gente deixa lá fora nossos julgamentos, ideias pré-concebidas para poder enxergar com empatia a necessidade daquela mãe, independente do que sejam nossas opiniões pessoais. Cada mãe é singular, tem suas necessidades. A assistência humanizada exige a escuta da outra pessoa para entender o que ela está precisando, suas reais necessidades e que inclui essa importante etapa da amamentação”, complementou Nayra Karoline.

Para o diretor da MACMA, Hilmar Hortegal, reforçar a importância do aleitamento é prática permanente aplicada pela maternidade. “O incentivo à amamentação é algo que fazemos o ano inteiro e intensificamos em agosto, durante a campanha, com a produção de informativos, painéis, orientando sobre a política de amamentação. Evidenciamos na roda a relação direta entre os aspectos emocionais com os imunológicos e nutricionais das lactantes. Constantemente reforçamos a importância do aleitamento materno aos nossos colaboradores sobretudo porque somos um hospital reconhecido pelo selo Amigo da Criança. A amamentação é um momento de muita importância para criar o vínculo entre mãe e filho, um momento único”.

Agosto Dourado – As atividades da campanha de incentivo à amamentação na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão continuam durante todo o mês. A programação contará com oficinas de orientações aos profissionais sobre amamentação às terças; nas quartas-feiras, atividades de pintura no seio com as lactantes nas enfermarias, e, às quintas, rodas de conversa com as mães internadas na maternidade. A programação encerra no dia 28 de agosto com um grande ‘mamaço’ na área externa da maternidade.

Na recepção da unidade foi instalado o “Cantinho da Amamentação”, um painel decorativo com cadeira para as mães que se sentirem confortáveis e acolhidas em realizar o ato da amamentação como um gesto de amor e empoderamento das gestantes. Ao lado, fotos das mamães internadas na maternidade ilustram o momento de acolhimento e afeto com seus bebês, reforçando o incentivo à amamentação.
A campanha Agosto Dourado está alinhada com as ações da Semana Mundial da Amamentação (SMAM). No Brasil, desde 2007 as ações da SMAM são coordenadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Apesar desse trabalho contínuo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que somente 40% das crianças têm amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida.

Doação de leite materno – Além do incentivo à amamentação, a campanha reforça a importância da doação do leite materno para o Banco de Leite da MACMA. Para ser doadora externa de leite humano é realizado um pré-cadastro no qual são disponibilizadas informações, entre elas, se a mãe sabe fazer a ordenha do leite, qual foi o dia do parto, se realizou o pré-natal, além de outras informações. Após essa etapa, a equipe externa vai ao domicílio e realiza o recolhimento do frasco com o leite humano. Para otimizar o serviço, a equipe externa segue rota programada atendendo todos os pontos da cidade. Há casos de doadoras que permanecem de seis meses a um ano realizando a doação.

Assistida pelo banco de leite da MACMA, Mayara Mendes, mãe de Pietro, recebeu a indicação de uma amiga para ir até a maternidade quando ela teve dificuldade de amamentar. “Depois de três dias após o parto meu peito começou a encher muito e ficar empedrado. Uma amiga que passou pela mesma situação me indicou vir para cá e que eu ainda poderia ajudar outras crianças. Eestava sentindo muita dor e agora consegui amamentar novamente e está tudo bem”, disse.

A mulher que está amamentando e deseja ser doadora de leite materno pode entrar em contato com o Banco de Leite da Maternidade de Alta Complexidade pelos números (98) 99213-6886, 98844-8591 ou 99613-7869.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *