contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas (MA) celebra três anos com mais de 1 milhão de atendimentos

21/09/2020

Unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES, atende 13 municípios da região; atenção materno-infantil praticada pelo hospital é referência para a Organização Pan-Americana da Saúde

Na manhã desta segunda-feira (21/09) a equipe do Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, comemorou os três anos da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Referência na assistência para 13 municípios, o hospital já realizou mais de 1 milhão de atendimentos, desde a inauguração em 20 de setembro de 2017. A comemoração contou com corte de bolo e depoimentos de profissionais.

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, ressaltou a importância do hospital para a população maranhense. “O Hospital Regional de Balsas vem ampliando a qualidade de serviços e atendimento a pessoas de muitos municípios da região Sul do Maranhão. Inclusive foi porta de entrada para pacientes com a Covid-19 e recuperou vidas. O empenho dos profissionais em acreditar nessa missão é motivo de orgulho para todos nós”, falou.

Há dois anos, a unidade recebeu reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela marca de 365 dias sem registrar morte materna. O trabalho desenvolvido no hospital diminuiu em 70% o número de casos do tipo na região, por meio de estratégias e políticas públicas de fortalecimento à saúde.

Em discurso durante solenidade de aniversário do hospital, o diretor-geral, Eliabe Aguiar, pontuou a importância do serviço prestado para a região. “Nosso maior ganho foi evitar expressiva quantidade de óbitos neonatais. Os dados indicam que mais de 930 crianças deixaram de vir a óbito pela excelência do serviço realizado no hospital. Agradecemos pela oportunidade de estar à frente da unidade, ao governador Flávio Dino, ao secretário Carlos e ao Instituto Acqua pela aprendizagem que temos tido ao longo desse tempo”, refletiu.

Números – Desde a inauguração, a unidade realizou 1.066.397 atendimentos entre cirurgias, consultas médicas e de enfermagem, procedimentos ambulatoriais, partos e internações. As cirurgias somam 3.438 atendimentos, enquanto consultas realizadas pela equipe multiprofissional foram 348.392. Os Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia (S.A.D.T) fecharam agosto em 404.614 e consultas médicas em 56.220. Os partos realizados do início do ano até agosto, com todas as medidas de precaução que a pandemia do novo coronavírus trouxe, somaram 1.849 atendimentos. Foram 1.140 partos cesarianas e 709 partos normais.

Eliabe Aguiar reforçou ainda o reconhecimento dos mais de 500 profissionais que integram a equipe do Hospital Regional de Balsas. “O parabéns é direcionado a vocês que dão o sangue pelo trabalho, com respeito e responsabilidade com o serviço público, respeito ao paciente. Os nossos sonhos estão sendo realizados. O sonho de uma população de mais de 240 mil habitantes. A nossa missão vai ser sempre cuidar bem da vida das pessoas”, finalizou.

Centro de Hemodiálise – O hospital também está em obras com a construção do Centro de Hemodiálise de Balsas, que vai garantir o tratamento de pacientes que sofrem com doença renal crônica e necessitam de assistência para realizar sessões de hemodiálise. O serviço irá descentralizar a oferta no estado e atenderá de 60 a 90 pacientes, mensalmente. Atualmente, o hospital oferece assistência em hemodiálise aos pacientes internados em leitos de UTI, entre eles os diagnosticados com a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *