contato@institutoacqua.org.br

Centro de Reabilitação do tipo IV no interior da Paraíba promove encontro com secretarias municipais

09/05/2019

Reunião serviu para apresentar serviços da unidade que é referência para 89 municípios; ideia é que gestores possam estimular população a conhecer as especialidades e tratamento multidisciplinar desenvolvido

O Centro Especializado em Reabilitação do Tipo IV (CER IV), de Sousa (PB), realizou na última terça-feira (07/05) reunião com secretários de Saúde e representantes de 35 municípios que compõem as 3ª e 4ª macrorregiões com intuito de apresentar o serviço voltado para pessoas com deficiência. A unidade realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

Na ocasião, gestores puderam compreender o fluxo de atendimento da unidade, bem como as especialidades médicas atendidas, o trabalho multidisciplinar que é oferecido, além da estrutura do CER IV. “Foi uma grande oportunidade para que os profissionais do segmento pudessem conhecer de perto as atividades do CER IV, além de sanar dúvidas sobre os serviços. Nossa expectativa é que estes gestores possam disseminar a atuação da unidade junto às comunidades. A população regional precisa saber que pode contar com a estrutura e comprometimento dos profissionais que formam nossa equipe”, comentou a diretora técnica do CER IV, Mariana Cartaxo.

O Instituto Acqua gerencia o equipamento por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba desde a inauguração, em dezembro do ano passado.  Construído em uma área de aproximadamente 4000 m² e dividido em três grandes espaços de atenção ambulatorial especializada em reabilitação, o CER IV recebe pacientes encaminhados pela rede básica, hospitais e também as demandas espontâneas.

Durante a apresentação, além da participação da equipe gestora do CER IV e de parte da equipe multiprofissional que compõe a unidade, 75 representantes dos municípios realizaram questionamentos sobre os serviços oferecidos. As cidades participantes do evento, além de Sousa, foram: São José de Caiana, Princesa Isabel, Nazarezinho, Cajazeiras, Brejo do Cruz, São Domingos, Santana dos Garrotes, Santa Luzia, Pombal, Monte Horebe, Santa Helena, Boa Ventura, Pedra Branca, Piancó, Aguiar, Itaporanga, Poço José de Moura, Catolé do Rocha, Vieirópolis, Bernardino Batista, Junco do Seridó, São Bento, Joca Claudino, Poço Dantas, Ibiara, Santana de Mangueira, Paulista, São Bentinho, São José do Brejo de Cruz, Bom Sucesso, Serra Grande, Uiraúna, São João do Rio do Peixe e Olho D'água.   

Estrutura – A unidade conta com equipe multiprofissional formada por arteterapeuta, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicopedagogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. Com relação às especialidades médicas, a estrutura é composta por clínica geral, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria e pediatria.