contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua: Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) amplia atendimento a pacientes com deformidade Crânio-Maxilo-Facial

19/04/2023

Referência em atendimentos de alta complexidade, o hospital dispõe de Serviço de Deformidade Crânio-Facial para cirurgias corretivas; em 2022, a unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e SES realizou 450 consultas de pacientes em bucomaxilo e 50 cirurgias em bucomaxilo

Eric Fernando Paiva Martins, 27 anos, nasceu com fissura labiopalatina e procurou atendimento no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), no início deste mês. Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o hospital dispõe de Serviço de Deformidade Crânio-Maxilo-Facial, com atendimento ambulatorial e cirúrgico para pessoas que precisam de cirurgias corretivas nesta especialidade.

A Rede Estadual de Saúde conta com o Serviço de Deformidades MaxiloFaciais integrando quatro unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua: o Hospital Dr. Carlos Macieira; Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos; Unidade Sorrir e a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, com equipe multiprofissional e assistência referenciada para pacientes fissurados que devem começar o tratamento logo após o nascimento e prosseguir com cirurgias ao longo dos anos. Em 2022, o Hospital Dr. Carlos Macieira realizou 450 consultas de pacientes em bucomaxilo e 50 cirurgias da especialidade.

Eric fez a primeira cirurgia logo após o nascimento, mas não conseguiu prosseguir com as cirurgias seguintes. “Minha mãe na época tentou conseguir a segunda cirurgia, mas não deu certo, e agora consegui vir aqui no hospital para fazer a segunda cirurgia”, contou.

Após avaliação dos exames, a cirurgia foi realizada em 11 de abril. No caso do Eric, o tratamento ainda continuará depois com mais duas cirurgias corretivas. “A expectativa é grande porque vai melhorar muito minha relação com as pessoas, meus relacionamentos, eu já sofri muito bullying por conta disso”, ponderou o paciente.

O tratamento de pessoas com fissuras labiopalatinas não é somente estético. A correção auxilia na linguagem (fala e audição), na deglutição da alimentação, e em outros aspectos psicológicos que afetam os pacientes. A assistência é feita por equipe multiprofissional, que inclui profissionais das áreas de Odontologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição, como explica o cirurgião Júpiter Newler Lopes Duarte.

“O processo de correção de fissuras tem relação com a idade. Alguns casos exigem uma outra etapa, que é a cirurgia ortognática. Muitas famílias se acomodam após a correção da deformidade labial e por isso muitas pessoas na fase adulta buscam ajuda depois, como é o caso do Eric”, explicou Júpiter.

Ingrid Araújo Oliveira, também cirurgiã bucomaxilofacial do hospital, já atendeu pacientes de mais de 60 anos que procuraram o serviço. “O perfil do público aqui no hospital são adolescentes e adultos, a partir dos 14 anos. Nosso trabalho em rede tem estimulado o tratamento especializado desde o nascimento, quando a criança nasce com deformidade na maternidade e que a família possa acompanhar essa assistência ao longo do desenvolvimento do paciente”, ressaltou.

O fluxo inicia ainda na Maternidade de Alta Complexidade, porque o diagnóstico é intrauterino para os bebês que vão nascer fissurados. Depois, o seguimento da assistência no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, e por fim, no Hospital Dr. Carlos Macieira.

As duas primeiras cirurgias são feitas com 6 meses de idade e depois com 1 ano. São intervenções no lábio (a quiroplastia) e no palato. Com 4 anos de idade o paciente é encaminhado para ortodontista (dentista responsável pelo crescimento da face). Na Sorrir, os atendimentos são feitos pelo especialista Rafael Maia. A partir dos 6 anos, os fissurados recebem um aparelho dentário que prepara a boca para a cirurgia definitiva, aos 18 anos. Antes, na idade entre 10 a 14 anos, é feito um enxerto ósseo, para unir a maxila segmentada. A cirurgia ortognática é a última etapa.

A Rede Estadual de Saúde atende mensalmente 20 pacientes. “É uma assistência muito importante e muito cuidadosa porque são cirurgias que mudam a vida das pessoas e é maravilhoso termos uma equipe multiprofissional e bastante engajada no tratamento dos pacientes”, finalizou Júpiter.

Os agendamentos para consultas e cirurgias podem ser feitos pelo Disque Saúde ou no ambulatório especializado das unidades de saúde estaduais.

Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *