contato@institutoacqua.org.br

Campanha de higienização das mãos conscientiza profissionais da saúde em hospitais do Maranhão

08/05/2017

Unidades de saúde sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde realizam atividades e palestras

O cuidado com a higiene das mãos, palestras e oficinas de boas práticas, entre outras atividades, marcaram as ações da campanha “Lavagem das Mãos – Um gesto que pode salvar vidas”, em alusão ao Dia Internacional de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio. As ações ocorreram de forma simultânea nas maternidades Nossa Senhora da Penha, Marly Sarney e Benedito Leite e no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, todos em São Luís (MA), além do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, todas unidades sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES). Na programação, técnicas corretas de higienização simples com água e sabão, fricção antisséptica, métodos de antissepsia cirúrgica das mãos e ainda o uso correto do álcool gel.

Uma das técnicas de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Jaciele Araújo, que participou da atividade, avaliou como positiva a campanha. “É um momento muito maravilhoso e enriquecedor que vai refletir no nosso trabalho, no cuidado com as pacientes e também com os próprios profissionais da saúde”, afirmou.

Já a estagiária do curso de técnica de enfermagem, Márcia Regina Fonseca, disse que é um momento de atualização do conhecimento. “Ao participar deste tipo de evento, o profissional pode reavaliar sua atuação, analisar se cumpre as normas recomendadas e verificar o que tem de mais novo nesta área”.

Qualificação – “Esses momentos são importantes no processo de capacitação dos profissionais de saúde das unidades, uma vez que podemos aumentar o nível de conhecimento e assim minimizar o risco de infecções dentro do ambiente familiar”, destacou Elisangela Costa Paiva, coordenadora de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora da Penha.

Durante a palestra “Bactérias e vírus que podem ser transmitidos através das mãos para a mãe e o recém-nascido”, ministrada pela enfermeira Thayane Marques, a facilitadora mencionou a importância da técnica para prevenção da transmissão cruzada e de infecções hospitalares. “A higienização das mãos é uma medida individual que previne a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Nesta unidade temos um trabalho contínuo e através de um cronograma de ações buscamos de forma periódica fazer com que o procedimento seja realizado de forma correta”, explicou Thayanne, que também é coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Maternidade Nossa Senhora da Penha.

Além da campanha de higienização das mãos, todas as unidades de saúde têm ações periódicas voltadas para a qualificação profissional, sempre buscando ofertar um serviço de saúde de qualidade à população.