contato@institutoacqua.org.br

Ação do Instituto Acqua orienta cerca de 200 familiares sobre alimentos saudáveis no CDP Feminino de Franco da Rocha

20/03/2017

Equipes de enfermagem falam sobre os cuidados com o preparo e transporte de alimentos em atividade na entrada da unidade prisional

Em quatro dias, cerca de 200 familiares de reeducandas do CDP (Centro de Detenção Provisória) Feminino de Franco da Rocha receberam orientações durante ação de conscientização sobre alimentação saudável e prevenção de doenças, realizada pelo Instituto Acqua em 6, 10, 13 e 17 de março. A atividade aconteceu na entrada da unidade prisional e incluiu orientações feitas por profissionais de enfermagem e distribuição de material informativo.

A ação levou aos familiares, no horário de visita da unidade, informações sobre os tipos de alimentos mais saudáveis para consumo, formas de manuseio e preparo para transporte e a importância de evitar alguns alimentos que possam estragar durante o trajeto até a unidade.

“Detectamos, por meio do nosso levantamento mensal, que os casos de diarreia, hipertensão e diabetes aumentaram aqui nos últimos meses. Por isso a necessidade de conscientização sobre alimentação saudável e manipulação correta”, destacou Priscila Fernanda, coordenadora técnica do Instituto Acqua em Franco da Rocha.

Desde o final de fevereiro, as mulheres privadas de liberdade também foram orientadas nas consultas de enfermagem e receberam material informativo para aumentar o impacto da ação realizada neste mês. “Queremos mostrar às reeducandas com diagnóstico de hipertensão, diabetes e colesterol alterado que não adianta somente tomar medicações, mas que é necessário ter uma alimentação balanceada”, reforçou a coordenadora.

Com uma população de 1.183 pessoas, o CDP Feminino é a segunda unidade em Franco da Rocha a receber esse tipo de ação do Acqua. Em junho de 2016, o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) também contou com o trabalho das equipes durante o horário de visitas.

O Instituto é responsável, desde 2015, pelos atendimentos de saúde de aproximadamente 10,6 mil pessoas privadas de liberdade em cinco unidades prisionais do município por meio de parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo.