contato@institutoacqua.org.br

Ação social do Instituto Acqua realiza cerca de 700 atendimentos de saúde no bairro Anjo da Guarda em São Luís (MA)

20/03/2017

Com tendas espalhadas pela Praça do Anjo da Guarda, programação contou com atividades realizadas por profissionais de quatro unidades de saúde em São Luís (MA)

A população do bairro Anjo da Guarda teve uma manhã movimentada no último sábado (18/3). A região recebeu a primeira ação social do Instituto Acqua em Ação em 2017, realizada neste mês para marcar as homenagens pelo Dia Internacional da Mulher. Foram realizados 732 atendimentos de saúde, tais como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações sobre planejamento familiar, pré-natal e lei da acompanhante, oficinas sobre cuidados com o bebê e informações sobre violência contra a mulher.​

A ação foi realizada na Praça do Anjo da Guarda e reuniu equipes das maternidades Nossa Senhora da Penha, Marly Sarney e Benedito Leite e do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, unidades sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O local recebeu tendas para realizar os atendimentos ao público.

A coordenadora de enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão, Analamacia Brito, destacou que a motivação do evento foi levar informações preventivas na área da saúde para as mulheres, mas também oferecer serviços que são importantes por permitirem o diagnóstico de possíveis problemas de saúde para a população em geral.

“A motivação foi falar sobre temáticas ligadas à mulher, mas também trouxemos serviços a que nem sempre as próprias mulheres têm acesso, como medição da pressão arterial e glicemia. Ainda hoje a gente encontra pessoas que nunca mediram uma pressão arterial nem fizeram um teste de glicemia, por isso priorizamos esses serviços”, explicou.

Waneska Feitosa, coordenadora de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora da Penha, unidade de referência para a ação social deste sábado, falou sobre a importância desses dois tipos de exames. “Nós priorizamos esses procedimentos porque eles permitem identificar dois problemas crônicos, o diabetes e a hipertensão. A gente identifica os casos e encaminha para a Unidade Básica de Saúde para essas pessoas já buscarem um tratamento”, disse.

Uma dessas pacientes que recebeu encaminhamento foi Raimunda Rabelo, 75 anos. “Mediram minha pressão e estava normal. Mas na hora de medir a glicemia, não estava boa”, afirmou. Diabética, ela contou que já sentia que a glicemia não estava controlada, mas como a medição na farmácia próximo à sua casa é paga, ela viu na ação social uma oportunidade de tirar a prova de como estava a saúde. “Eu já estava com alguns sintomas, então desconfiava de estar com a glicemia descontrolada. Agora, vou procurar o médico.”

As orientações sobre violência contra a mulher chamaram a atenção até mesmo de homens que visitaram a ação social. Foi o caso de Maciel Gomes, comerciante da região, que disse já ter presenciado casos de violência próximo ao seu comércio e não soube como intervir. “Aproveitei para pegar uns panfletos que vou deixar na loja para que, quando as mulheres forem lá, elas possam ver. Se eu presenciar de novo alguma agressão, eu vou ligar para denunciar”, comentou.

Todas as atividades realizadas na Praça do Anjo da Guarda fizeram parte do Instituto Acqua em Ação, iniciativa realizada desde 2016 com a participação voluntária de profissionais do Acqua que atuam em unidades de saúde sob sua gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Ao longo do ano, estão previstas mais quatro ações similares no Maranhão.