contato@institutoacqua.org.br

Ações de conscientização marcam Dezembro Vermelho em unidades de saúde do Maranhão

04/12/2017

Campanha alerta população para a prevenção contra o vírus HIV

Começaram nesta semana as ações de conscientização da campanha do Dezembro Vermelho nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. O objetivo das ações é chamar a atenção da população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV. As atividades contam com distribuição de material informativo e preservativos, realização de exames, rodas de conversas, palestras, peça teatral e debates. Integram a iniciativa as maternidades Nossa Senhora da Penha, Benedito Leite e Marly Sarney, além do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, todos em São Luís.

Nesta segunda-feira (4/12) acontece a abertura oficial da Semana de Sensibilização ao HIV na Maternidade Marly Sarney, com palestra que trata da ‘Transmissão vertical do HIV e HIV na adolescência’. Terça-feira (5/12) o debate será em torno do tema ‘Pré-natal especializado para gestantes soropositivas’, com distribuição de preservativos masculinos e femininos. Na quarta-feira (6/12), a maternidade contará com a palestra ‘Riscos ocupacionais de contaminação pelo HIV e, na quinta-feira (7/12), o tema será a ‘Abordagem psicológica ao paciente com diagnóstico soropositivo’. Na sexta-feira (8/12), a área externa da maternidade terá atividades lúdicas, entrega de brindes e realização de teste rápido.

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos também participa da movimentação. Na próxima quinta-feira (7/12), às 9h, haverá palestras de conscientização relacionadas ao tema, distribuição de material informativo e laço humano formado por profissionais da unidade como forma de representar o símbolo do Dezembro Vermelho.

Para complementar a campanha, a Maternidade Benedito Leite apresentará em 11 de dezembro, a partir das 14h, a peça teatral ‘Diagnóstico do HIV’, além de palestras sobre o tema. Profissionais da unidade farão distribuição de material informativo e também formarão um laço humano.

Encerrando a programação de atividades, a Maternidade Nossa Senhora da Penha terá três dias reservados para as ações. Em 18 de dezembro, às 9h, haverá roda de conversa sobre o tema ‘IST(Infecções Sexualmente Transmissíveis)/AIDS – Mitos e verdades’. Às 10h, acontece a ação de prevenção aos profissionais com o tema ‘IST/AIDS e Hepatites Virais’, panfletagem e distribuição de preservativos. Mais tarde, às 11h, os profissionais realizarão testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

As equipes de enfermagem da maternidade realizarão roda de conversa para gestantes e acompanhantes em 19 de dezembro, às 9h, sobre o tema ‘Transmissão vertical – IST/AIDS’. Às 10h está programado o levantamento prévio da carteira de pré-natal das gestantes para realização de testes rápidos (que serão feitos a partir das 11h). No último dia da campanha, em 20 de dezembro, às 12h, os pacientes poderão retirar os resultados. À tarde haverá panfletagem e distribuição de preservativos para quem circular pela unidade.