contato@institutoacqua.org.br

Ações de conscientização marcam o Outubro Rosa em unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua no Maranhão

05/10/2017

Programação contará com palestras, exames e mutirões, além de distribuição de material informativo para a população

Com o tema “Se toque!”, unidades de saúde no Maranhão sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde farão diversas ações de conscientização durante o Outubro Rosa. A programação de atividades vai destacar a importância do autoexame das mamas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

As ações serão realizadas nas Maternidades Benedito Leite, Marly Sarney e Nossa Senhora da Penha, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e na Casa de Apoio Ninar, todas em São Luís, além do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, e Hospital Regional de Balsas.

A programação começa no dia 9, às 9h, na Maternidade Benedito Leite, com palestra e depoimento de funcionárias, além de campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados ao Hospital Aldenora Belo, na Capital maranhense, que cuida de pacientes com diversos tipos de câncer. No dia 10, às 16h, acontecerá uma roda de conversas e no dia 13 haverá apresentação do Grupo da Igreja da Graça e de um musical composto por profissionais da unidade.

No dia 16, a Maternidade Nossa Senhora da Penha realizará uma palestra sobre o autoexame das mamas. Na Maternidade Marly Sarney, no dia 20, a partir das 8h, equipes do SESC realizarão atividades de beleza e maquiagem e também haverá entrega de material educativo. A programação na unidade encerra dia 23 com palestras, apresentação de coreografia formada por funcionários da maternidade e entrega de laços rosas, símbolo da campanha.

No Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago ocorrerá um mutirão de mamografia e ultrassonografia das mamas, nos dias 11 e 18, respectivamente. O dia 25 foi destinado para a coleta de exames preventivos. As últimas atividades serão feitas no dia 31, com confraternização e depoimentos de mulheres que lutam contra o câncer de mama. Atividades educativas com mastologista, além de treino funcional, palestras e uma caminhada também estão programadas.

“A luta contra o câncer de mama é de todos, por isso pensamos em atividades que pudessem levar informações e acima de tudo conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame. Teremos uma programação bastante completa que vai desde explicações sobre o autoexame até a oferta de mais serviços para as mulheres”, explicou a coordenadora de enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão, Analamacia Brito.