contato@institutoacqua.org.br

Ações preventivas marcam período de Carnaval em unidades de saúde em São Luís e no interior do Maranhão

23/02/2017

Distribuição de preservativos e material informativo, orientações e testes rápidos, entre outras atividades, foram realizadas em maternidades e hospitais sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Com foco na prevenção de HIV/DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e alertas sobre os riscos para quem dirige alcoolizado, seis unidades de saúde sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão realizaram ações educativas e atendimentos de saúde nesta terça-feira (21/2).

Em São Luís, participaram as maternidades Nossa Senhora da Penha, Marly Sarney e Benedito Leite, além do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. No interior do Estado as ações foram desenvolvidas no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, e no Hospital Regional da Baixada Maranhense, em Pinheiro.

As atividades de conscientização envolveram a distribuição de kits de prevenção com preservativos femininos e masculinos, material informativo, testes rápidos de hepatites e sífilis e palestras sobre DSTs. No Hospital Macrorregional Tomás Martins também houve captação de doadores de sangue em parceria com o Hemonúcleo de Santa Inês.

Nas maternidades, as ações direcionadas às gestantes e acompanhantes aconteceram nas recepções e alojamentos. No Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, material informativo e kits de prevenção contra DSTs foram entregues à população que passou pela unidade.

Mobilização na Capital – Uma blitz preventiva, realizada por profissionais da Maternidade Benedito Leite, percorreu todos os setores com marchinhas de Carnaval e kits para pacientes e acompanhantes. “Assim como a assistência é importante, intensificar o trabalho de prevenção é necessário nesses períodos, principalmente para gestantes, porque qualquer doença afeta também o bebê”, explicou a coordenadora de enfermagem, Kelma Lucena.

Desde as 7h, funcionários da Maternidade Marly Sarney estavam na entrada da unidade para conscientizar quem circulava por ali. “Eu vim acompanhar minha esposa que ela está fazendo o pré-natal aqui. Achei muito interessante eles estarem abordando a gente com esse tipo de informação. Deve ajudar a reduzir o índice de pessoas que acabam contraindo doenças nessa época por falta de conhecimento”, disse o mecânico Cleomar Farias, que recebeu um panfleto assim que chegou ao local.

Para o diretor-administrativo da maternidade, André Oliveira, esse segundo ano de mobilização foi bastante produtivo. “Além das abordagens às pacientes fizemos a sensibilização na rua. Só dentro da unidade estimamos que cerca de 300 pessoas tenham sido alcançadas. Esperamos contribuir sempre nesse trabalho preventivo”, reforçou.

Na Maternidade Nossa Senhora da Penha, a equipe realizou palestras e aconselhamento. A coordenadora de enfermagem, Waneska Feitosa, explicou que a sensibilização é eficaz pela localização da maternidade. “O Anjo da Guarda é uma região onde o Carnaval é bastante expressivo. Por isso, fizemos uma ampla divulgação para conseguir alcançar o maior número de pessoas tanto para receber os kits quanto para ouvir sobre como fazer a prevenção das DSTs”, afirmou.

Ações no interior – A equipe do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, levou aos moradores da região várias atividades na Praça Centenário. Os profissionais fizeram 273 testes rápidos de sífilis e hepatites B e C e 211 testes de glicemia e aferições de pressão arterial. A equipe também encenou peças teatrais sobre prevenção de acidentes e DSTs por meio do projeto Anjos da Alegria. Na unidade de saúde, pacientes e acompanhantes receberam preservativos e material informativo.

Em Santa Inês, as ações se concentraram na Avenida Castelo Branco, no Centro do município. Com o apoio do Hemonúcleo da cidade, os profissionais do Hospital Macrorregional Tomás Martins distribuíram material informativo sobre prevenção de acidentes e os riscos para quem dirige alcoolizado. Eles também percorreram as principais ruas da região com trio elétrico, ao som de marchinhas de Carnaval, para atrair a atenção do público para a importância de doar sangue nesse período do ano.

 

Foto: Francisco Campos/SES