contato@institutoacqua.org.br

Ações sociais do Instituto Acqua realizam cerca de 3.700 atendimentos de saúde durante o ano

14/12/2017

Atividades levaram orientações, consultas e palestras para moradores na Capital e interior do Maranhão

A população maranhense recebeu 3.764 atendimentos em cinco ações sociais realizadas por profissionais de saúde do Instituto Acqua nos últimos 12 meses. Organizado em espaços com grande circulação de pessoas, esse trabalho concentrou diversos serviços em atividades que levaram informações, serviços de saúde e brincadeiras para crianças e moradores de diferentes comunidades.

Em março, a ação aconteceu na Praça do Anjo da Guarda e marcou as homenagens pelo Dia Internacional da Mulher. Foram realizados 732 atendimentos de saúde e quem passou pelo local também recebeu orientações sobre planejamento familiar, pré-natal, lei da acompanhante e violência contra a mulher.

A prevenção contra DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) foi o tema que norteou a atividade em junho. O Colégio Cidade de São Luís recebeu os profissionais das unidades de saúde sob gerenciamento do Acqua, que realizaram 810 atendimentos, com destaque para consultas com ginecologistas, coletas de preventivos, palestras de prevenção contra DSTs e distribuição de preservativos.

No Mês das Crianças, a Praça Deodoro foi o local escolhido para o evento, marcado por atividades recreativas e serviços gratuitos de saúde: 813 atendimentos foram feitos, entre aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas médicas, orientações sobre saúde bucal e aplicação de flúor, além de entrega de kits de higiene bucal e brinquedos.

Pinheiro e Santa Inês – O interior do Estado recebeu as ações sociais em duas ocasiões. Como parte da programação de atividades pelo seu primeiro ano de implantação, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, realizou ação em agosto com 626 serviços de saúde para a população. Testes de glicemia, aferição de pressão arterial, testes rápidos de hepatite A, B e C, orientações com psicólogos e assistentes sociais e encaminhamentos para consulta com oftalmologista foram feitos na Praça da Matriz.

Diversas atividades também aconteceram no Praça do Centenário, no centro de Pinheiro, para marcar o segundo ano de inauguração do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago em setembro. Na ocasião, os moradores da região receberam 783 atendimentos, entre testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, consultas médicas, orientações com nutricionistas e aplicações de vacinas de febre amarela e hepatite B.