contato@institutoacqua.org.br

Acqua entra para circuito regional gastronômico valorizando premiados chefs de cozinha do Grande ABC

14/12/2017

Eventos do Espaço Vivências e Convivências enalteceram sete profissionais que apresentaram diversidade de pratos para quase 4 mil pessoas

Valorizar personagens do Grande ABC, estimular o contato com a comunidade local e, sobretudo, ampliar o caminho para receber diversidade cultural e gastronômica. Com essa proposta, desde julho, o Espaço Vivências e Convivências do Instituto Acqua, em Santo André (SP), atua para recepcionar músicos, mas também aqueles que ficam atrás do fogão. São cozinheiros que mantêm como característica a aproximação com as sete cidades da região e somam sucesso recém conquistado.

À frente da estreia dos eventos do Acqua esteve a chef Cris Mota, nascida em Santo André e vencedora da quarta temporada do Hell's kitchen Brasil, do SBT, que cozinhou no lançamento da Camerata de Choro, apresentando a tradicional galinhada. "Foi um prazer imenso retornar a esse espaço e ajudar o Acqua a criar um ambiente propício à gastronomia saudável e que dá oportunidades para que ações de resgate da cultura aconteçam. Gastronomia é cultura e Santo André merece incentivos como os que o Instituto faz”, apontou.

Na segunda edição da Gastronomia e Chorinho, enquanto a Camerata tocava no auditório do Acqua, era possível adquirir um prato de goulash com spätzel, com venda revertida aos projetos sustentáveis desenvolvidos pelo Instituto. O destaque foi o chef andreense Arthur Sauer. “Fiquei muito feliz não só com a quantidade de pessoas, mas também com a organização e animação durante o evento. A Camerata fez uma apresentação ímpar e maravilhosa enquanto todos se revezavam entre um prato de goulash e um pouco de chorinho”, contou Sauer, vencedor da primeira temporada do reality show de culinária Cozinha sob Pressão, exibido pelo SBT em 2015.

Depois, quem comandou a cozinha do Espaço Vivências e Convivências foi Ronnie Corazza, chef que apresentou o cassoulet, prato típico francês. "Essa iniciativa é ótima porque amplia nosso trabalho para a região. Ao mesmo tempo, instigamos os visitantes a aproveitarem comida de qualidade, com sabor, feita com carinho. Participei com enorme prazer das atividades do Acqua", garantiu.

O chef Bruno Wolf também mostrou seu trabalho e enfatizou a relevância da proposta que o Acqua sugere. "Trouxemos para um dos eventos um prato típico de fazenda, costela defumada. No processo de preparo não usei nenhum componente químico, fiz tudo de forma artesanal para combinar com a proposta do Instituto e das feiras realizadas”, explicou o chef andreense, destaque da edição 2016 do reality show BBQ Brasil, do SBT.

Com diferentes aromas e temperos mais encorpados, o chef Ricardo Silvestre também integrou o time de cozinheiros do Acqua. Ele possui experiência em diversos restaurantes da Capital e é dono do buffet Cozinha de Família. Durante sua passagem, Silvestre apresentou a clássica paella. "Pra mim foi um enorme prazer participar. Adorei o espaço, me senti em casa cozinhando. Fiquei feliz em ter contribuído para uma ação tão bacana e relevante como essa."

Em outubro, no evento especial sobre a Rota do Cambuci, o chef Guga Rossi apresentou dois tipos de lasanhas para o público e lembrou sobre a importância de garantir atividades gastronômicas de qualidade. “Gostei de participar do evento e agradeço pelo convite. Estamos à disposição para contribuir em atividades que ofereçam opções culturais e de lazer para a nossa comunidade. É importante essa movimentação em Santo André”, destacou o chef.

Durante as exibições do documentário Sepultura Endurance, em novembro, o chef Leandro Ciorra levou hambúrguer artesanal da sua marca Los Mariachis, de Santo André. Para ele, a proposta foi afinar a temática do rock pesado com o estilo junk food. "Para esse evento nós fizemos dois tipos de hambúrgueres, mais na pegada junk. Combinou com a cena e o Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura que esteve presente) também aprovou. Adoramos participar", pontuou.

Outro importante nome da gastronomia presente nos eventos do Acqua é do chef Ricardo Fioravanti, do site de comida saudável Bambu Chuveroso. O profissional é responsável por ministrar cursos de culinária vegana no Acqua e mantém público fiel por onde passa.

Desde a inauguração do Espaço Vivências e Convivências até este mês, quase 4 mil pessoas passaram pelos eventos que reuniram música e gastronomia. A Feira Vegana segue como recordista de público, com cerca de mil pessoas em sua primeira edição.