contato@institutoacqua.org.br

Acqua promove evento com reggae e bumba meu boi para resgatar tradições maranhenses

07/06/2018

Programação contempla Museu do Reggae e Praça do Reggae, em São Luís, dias 14 e 15 de junho; ação gratuita marca 19 anos do Instituto e três anos de atuação no Maranhão

Valorizar tradições regionais, costumes transmitidos por diversas gerações e celebrar o movimento popular com forte viés cultural. Em soma a este cenário e com histórico de incentivo a iniciativas transformadoras, o Instituto Acqua promove evento que resgata a história maranhense e apoia artistas locais para também comemorar os 19 anos de ampla atuação frente à gestão de projetos em áreas como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cidadania e Cultura no País. A programação, marcada para os dias 14 e 15 de junho, acontecerá no Museu do Reggae e Praça do Reggae, no Centro Histórico de São Luís, e marca o início dos festejos juninos da região. Nomes como Orquestra Maranhense de Reggae, Raíz Tribal e George Gomes integram a atividade.

Em parceria com a Rádio Brasil Atual (98,9 FM), o evento também contará com transmissão ao vivo do programa musical mais reconhecido do país, o “Hora do Rango”, comandado pelo apresentador Oswaldo Luiz Colibri Vitta. A ação acontecerá direto do Museu do Reggae, dias 14 e 15 de junho, das 12h às 14h, com retransmissão pela rádio local Timbira (1290 AM) e rede de televisão TVT. Na programação do primeiro dia haverá entrevista com integrantes da Orquestra Maranhense, Raíz Tribal, Celia Sampaio e Ademar Danilo, diretor do Museu do Reggae. Para o segundo programa, realizado na sexta-feira, Boi Unidos de Santa Fé, George Gomes e Tambor de Crioula participarão de entrevistas e apresentações musicais.

O “Hora do Rango” é um programa que abrange diversidade musical refletindo a variedade cultural do país. Colibri Vitta, apresentador que recentemente venceu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como produtor musical, caracteriza a atração como um canal para divulgar trabalhos autorais. “O programa incentiva músicos brasileiros que não encontram espaço na grande mídia, mas somam altíssimo talento. Além de músicos e compositores, recebemos também personalidades que falam sobre cultura, política e entretenimento. É um programa plural e bem próximo do ouvinte. Estamos ansiosos para conhecer de perto o público do Maranhão”, comenta Colibri Vitta.

Tradições em várias cores

No dia 14 de junho, quinta-feira, a Praça do Reggae sediará evento cultural com artistas de renome no cenário musical. A partir das 16h, o local receberá oficinas de tranças, dança com o Grupo Afro Malungos e exposição de produtos da cadeia produtiva do reggae. Os DJs Neturbo, Andrezinho Vibration, Chico do Reggae e Ademar Danilo comandam as atividades de palco com entradas às 18h, 20h e 21h15. Às 19h, o público poderá interagir com o grupo Tambor de Crioula. Mais tarde, a partir das 19h30, a Orquestra Maranhense de Reggae sobe ao palco com arranjos reconhecidos pelos fãs do movimento regueiro em São Luís. Outro destaque da noite será a banda Raíz Tribal, formada por filhos dos fundadores da Tribo de Jah e expoentes do atual cenário local.  Eles se apresentam a partir das 20h30 com participação especial de Célia Sampaio, conhecida como a “Dama do Reggae” do Maranhão. Outro ícone da música, George Gomes, baterista que rearranja músicas folclóricas maranhenses para o ritmo do reggae, toca às 21h30. Para encerrar a programação, a tradição e o colorido do Boi Unidos de Santa Fé, às 22h, um dos grupos de bumba meu boi com maior expressão no Estado.

Diante da programação de atividades culturais que o Acqua projeta em São Luís, Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto, demonstra entusiasmo. “Temos um carinho grande pelo povo do Maranhão e já transformamos a vida de muitos personagens ao longo desses três anos de gestão frente às unidades de saúde em parceria com o Governo e a Secretaria de Estado da Saúde. Esse evento vai além da comemoração, é o resultado feliz de um trabalho intenso de todos nossos colaboradores e uma indicação de que mais atrações de qualidade vão surgir daqui para frente. O Acqua está devolvendo para a população todo o respeito e confiança em forma de cultura”, garante.

Serviço

Shows na Praça do Reggae

Quinta-feira, 14 de junho, das 16h às 23h

Entrada gratuita

Local: Praça do Reggae, Centro Histórico, São Luís (MA)

 

Horário das atividades

16h – oficinas de tranças, dança e exposição de produtos da cadeia produtiva do reggae

18h – atividades de palco (DJs Neturbo, Andrezinho Vibration, Chico do Reggae e Ademar Danilo)

19h – Tambor de Crioula 

19h30 –  Orquestra Maranhense de Reggae

20h – atividades de palco (DJs Neturbo, Andrezinho Vibration, Chico do Reggae e Ademar Danilo)

20h30 – Raíz Tribal e Célia Sampaio

21h15 – atividades de palco (DJs Neturbo, Andrezinho Vibration, Chico do Reggae e Ademar Danilo)

21h30 – George Gomes

22h – Boi Unidos de Santa Fé

 

Programa ao vivo Hora do Rango no Museu do Reggae

Quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de junho, das 12h às 14h

Entrada gratuita

Local: Reviver, Centro Histórico, São Luís (MA)

 

Sobre o Instituto Acqua

Fundado em 1º de maio de 1999 no estado de São Paulo, o Instituto Acqua tem uma história ligada a projetos em prol da comunidade onde atua e desde 2013 tem se qualificado como OSS (Organização Social de Saúde) em diversas esferas governamentais, sendo reconhecido como tal em diferentes estados e municípios do País. Ao longo dos últimos onze anos, o Instituto se especializou na gestão em Saúde e hoje atua em diversos projetos na área, contando com cerca de 4.500 profissionais em seus quadros.

No Estado do Maranhão, o Instituto Acqua iniciou sua atuação em maio de 2015 e hoje faz a gestão de onze unidades de saúde, incluindo maternidades, hospitais, um centro odontológico e um centro de referência em neurodesenvolvimento, todos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Vale destacar que três hospitais estão no interior do Estado, em Pinheiro, Balsas e Santa Inês, e são referências no atendimento à população dessas regiões.

Desde maio, o Acqua também assumiu gestão do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) referência estadual em atendimentos de alta complexidade no Maranhão.