contato@institutoacqua.org.br

Acqua promove palestra gratuita sobre fotografia urbana

01/03/2018

Marcello Vitorino, curador e pesquisador, apresenta bate-papo na sede do Instituto Acqua na próxima quinta-feira, 8 de março, às 19h; curso de fotografia está com inscrições abertas

Debater a fotografia de rua como eixo para refletir sobre a importância das subjetividades na produção de imagens. Com essa temática, o fotógrafo e curador Marcello Vitorino apresenta palestra gratuita na sede do Instituto Acqua, em Santo André, dia (8/03), próxima quinta-feira, a partir das 19h. Interessados devem encaminhar nome completo para o e-mail cursos@institutoacqua.org.br informando no assunto 'Palestra Fotografia'. 

O evento, além de indicar grandes referências técnicas para a construção fotográfica, marca início das inscrições para o curso de fotografia que o Instituto passa a oferecer na cidade. Serão dois módulos voltados à fotografia mobile e urbana. "Considerando o potencial de transversalidade da fotografia, serão apresentados autores que se utilizaram de sua produção como forma de expressão poética-visual, propondo relações com fragmentos de literatura e contexto histórico. Já nos cursos, vou aplicar saídas fotográficas e atuar com mais linguagem, a importância do olhar e menos técnica", explica Vitorino. 

Inscrições abertas para cursos em Santo André
A partir deste mês, interessados podem realizar inscrição para um ou ambos módulos do curso. Em 'Imagens celulares', os alunos farão um laboratório para fazer uso de imagens produzidas a partir de aparelhos celulares, propondo exercícios e reflexões em torno dos processos de construção de retratos e paisagens fotográficas, incluindo as possibilidades do uso da fotografia como registro dos acontecimentos cotidianos. As aulas ocorrerão às quartas-feiras, das 14h às 17h. 

Já o módulo 'Olhar em Trânsito' colocará os participantes em contato com referências históricas, conceitos e a prática da fotografia de rua, percorrendo a cidade de Santo André. Os encontros serão aos sábados, das 9h às 12h. Consulta sobre valores e solicitações de inscrição também devem ser encaminhadas para o e-mail cursos@institutoacqua.org.br 

Sobre o fotógrafo
Marcello Vitorino é fotógrafo independente, professor de Fotografia no MAM-SP, curador do Acervo Marcelo Min, gestor e curador da Casavitorino. Dedica-se à fotografia desde 1994. Publicou e expôs ensaios como “Concrecidade” (2002), “Ex-fabris” (2006), “Encontro com o Divino” (2010), “Agô” (2011), Destinos Flutuantes (2012), Refúgio da Luz (2013) e Salto para a Humanidade (2015).

Serviço
Palestra – 'Paisagens Inventadas' com Marcello Vitorino
Quinta-feira, 8 de março, a partir das 19h
Local: Instituto Acqua – Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, Santo André (SP)
Entrada gratuita

Fotografia: Marcello Vitorino/Divulgação