contato@institutoacqua.org.br

Acqua realiza Encontro de Gestores no Maranhão para apresentação de resultados de 2018 e fortalecer atuação

12/12/2018

Evento reunirá profissionais das unidades sob gestão da parceria Acqua e Secretaria de Estado da Saúde para balanço anual dos serviços e debates que irão ampliar metas para 2019

Com o tema 'Inovações e perspectivas atuais no campo da qualidade da atenção à saúde', o Encontro de Gestores 2018, realizado anualmente pelo Instituto Acqua, acontecerá dias (13 e 14/12) na Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA). O evento reunirá profissionais das unidades de saúde gerenciadas pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde(SES), além de contar com palestras.

Para integrar o fórum haverá apresentação do balanço das ações de cada unidade ao longo de 2018 e as perspectivas para o próximo ano. O evento também servirá para capacitação dos profissionais e troca de experiências. A abertura do encontro, no dia 13, será feita às 9h30 pelo advogado especializado em políticas públicas de Direitos Humanos e segurança pública, Ariel de Castro Alves. Em seguida, às 10h30, será a vez de Maria Cristina Pache Pechtoll, especialista em políticas públicas para as mulheres e justiça de gênero. Na ocasião, a temática "violência contra as mulheres" será debatida para na sequência abrir espaço às apresentações das maternidades gerenciadas pelo Acqua. 

Responsável pela administração de cinco hospitais, quatro maternidades, uma Casa de Apoio, um centro de referência em neurodesenvolvimento e um centro odontológico no Maranhão, o Acqua investiu em humanização e capacitação dos profissionais que atuam no segmento da saúde para conquistar ainda mais qualidade no serviço prestado, sobretudo às mulheres. 

As três maternidades em São Luís, uma em Colinas e o Hospital Regional de Balsas, todas sob gestão do Instituto em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, fizeram 19.100 partos ao longo do ano, ou seja, a cada 27 minutos uma mulher deu à luz sob os cuidados de profissionais do Acqua. A média de partos cresceu em comparativo a 2017, quando as unidades registraram 15.212 partos no ano – vale lembrar que a Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, foi inaugurada em setembro deste ano. Também somaram à produção geral 38 mil atendimentos exclusivos para mulheres, 22 mil procedimentos obstétricos e mais de 600 rodas de conversa e palestras. 

Ao longo dos dois dias serão intercaladas apresentações das unidades, feitas por seus coordenadores: maternidades Benedito Leite, Nossa Senhora da Penha, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão e Maternidade Humberto Coutinho, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Hospital Macrorregional Tomás Martins, Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, Hospital Regional de Balsas, Hospital Dr. Carlos Macieira, Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e Casa de Apoio, além da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) que terão apresentação dos resultados dos atendimentos e os avanços deste ano.

As vagas para o Encontro de Gestores 2018 são restritas aos profissionais do Instituto Acqua cadastrados previamente pelas unidades.