contato@institutoacqua.org.br

Acqua traz para Santo André (SP) exposição de orquídeas com entrada gratuita neste fim de semana

25/09/2018

Evento reunirá associações de orquidófilos e contará com a comercialização de mais de mil orquídeas, cactos e suculentas; programação contempla dias 29 e 30 de setembro
 
Durante a estação mais florida e perfumada do ano, é momento de cultivar variadas espécies de plantas e flores. O Instituto Acqua, para marcar o início da primavera, promove exposição de orquídeas, cactos e suculentas nos dias 29 e 30 de setembro, sábado e domingo, das 9h às 17h, em Santo André (SP) – Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos. A entrada é gratuita.
 
O evento, além de incentivar a comunidade regional diante da troca de experiências com orquidófilos, também integra o calendário regional da Sociedade Orquidófila de Santo André e reunirá algumas das principais entidades do segmento, além da comercialização de plantas e flores apresentadas pelo Orquidário 4 Estações, de Mauá (SP). O presidente da Sociedade Orquidófila de Santo André, Celso Cestari, garante que os visitantes terão surpresa diante das exibições. "É sempre uma época do ano em que temos diversas espécies de orquídeas nascendo, mas sobretudo a Dendrobium, de fácil cultivo. Assim como a natureza, não conseguimos prever a quantidade de espécies que iremos apresentar, mas certamente o público vai se encantar com a mostra", pontua.
 
A iniciativa também vai reunir gastronomia comandada pelo chef Ricardo Silvestre, da marca Cozinha de Família, além do lançamento do coral do Instituto Acqua, formado por 20 participantes sob a regência de Paola Fachinelli. "Essa exposição ao mesmo tempo que valoriza o trabalho de colecionadores e profissionais do cultivo instalados em nossa região, oferece a oportunidade para que a comunidade do entorno do Acqua e também de várias cidades do ABC seja estimulada a consumir itens locais. Sem dúvida será um evento bonito e com muitas opções para os visitantes, já que além das flores e plantas, teremos gastronomia e apresentação de nosso coral", descreve Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua.
 
Comércio e conscientização 
Responsável pela comercialização de orquídeas, cactos e suculentas, o Orquidário 4 Estações irá apresentar diversos itens de sua produção. "Vamos levar mais de mil vasos, com média de pouco mais de 500 orquídeas e 500 suculentas. O público terá uma boa variedade para adquirir e cuidar com muito carinho", comenta Anselmo Biazoto Ferreira, empresário representante do orquidário.
 
O espaço ainda contará com estande do projeto Teia Verde, iniciativa do Instituto Acqua que proporcionou aos moradores das comunidades Tamarutaca, Conjunto Prestes Maia e Parque Erasmo Assunção, de Santo André, acesso gratuito a um curso de jardinagem e paisagismo, com aulas ministradas três vezes por semana dentro das associações de bairro. As seis turmas participaram de aproximadamente 900 horas de aulas teóricas, palestras, visitas técnicas e atividades práticas. "Esses alunos, durante o tempo de projeto, levaram melhorias para os locais onde moram, criaram conscientização sobre a importância da preservação da natureza e muitos estão trabalhando no segmento da jardinagem. Para essa mostra de orquídeas eles irão vender alguns produtos artesanais como arranjos e kokedamas", descreve Carmen Bosso, arquiteta, paisagista e professora do curso de jardinagem do Instituto Acqua.
 
Serviço
Mostra de Orquídeas, Cactos e Suculentas
Dias 29 e 30 de setembro;
Sábado e domingo, das 9h às 17h;
Local: Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, Santo André;
Informações: (11) 4823-1800;
Entrada gratuita.