contato@institutoacqua.org.br

Atendimento em unidades no Maranhão é aprovado por nove em cada 10 pacientes

14/12/2017

Avaliação positiva foi registrada em maternidades e hospitais sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

O atendimento nas maternidades e hospitais gerenciados pelo Instituto Acqua é aprovado por 91% dos pacientes que responderam às pesquisas de satisfação realizadas em unidades no Maranhão em 2017. Ou seja, em cada 10 pessoas atendidas, nove estão satisfeitas com os serviços de saúde. Os participantes desse levantamento foram entrevistados nas maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha e no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, todos em São Luís, além do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês.

Entre outros resultados, as pesquisas indicaram que o total de pacientes que indicaria a unidade de saúde superou o índice de 90% nesses locais, com destaque para o Hospital Regional Dr. Jackson Lago, onde todos os pesquisados informaram recomendar o atendimento para outras pessoas. Ainda nessa unidade em Pinheiro, o atendimento na sala de medicação obteve o maior resultado no ano e foi aprovado por 96% dos entrevistados.

Em Santa Inês, o Hospital Macrorregional Tomás Martins se sobressaiu em relação à higiene dos espaços, elogiado por 87% dos pacientes. Outras áreas com bons resultados foram a agilidade e qualidade do atendimento médico, considerados positivos por 87% e 90% dos pesquisados, respectivamente. No Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, na Capital maranhense, esses dois quesitos atingiram o índice de 96% de satisfação.

Maternidades – O atendimento de enfermagem nas maternidades sob gestão do Instituto em São Luís se destacou em 2017. Nas três unidades, esse setor foi bem avaliado por 83% dos pacientes na Maternidade Marly Sarney, 91% na Maternidade Nossa Senhora da Penha e 98% na Maternidade Benedito Leite.

Vale destacar que a assistência ao parto, realizada pela equipe de enfermeiros obstetras na Maternidade Nossa Senhora da Penha, registrou o melhor resultado no período: 96% das mulheres atendidas aprovaram o atendimento. “A atuação da nossa enfermagem obstétrica começa desde o momento em que a gestante é atendida na recepção até a alta médica. Nossa prioridade é acolher essas mulheres com respeito e realizar cada parto de forma humanizada”, destacou Luciana Ferreira, coordenadora de enfermagem da maternidade.