contato@institutoacqua.org.br

Atendimentos realizados em projetos do Instituto Acqua em 2017 chegam a 1,2 milhão de consultas e 1,4 milhão de exames

14/12/2017

Balanço também revela números como um parto realizado a cada 34 minutos e 28 mil internações

O Instituto Acqua encerra 2017 mais uma vez com o compromisso assumido de oferecer serviços de saúde de excelência para a população atendida em seus projetos, sendo responsável pelo gerenciamento de quatro hospitais, três maternidades, uma Casa de Apoio, um centro de referência em neurodesenvolvimento, uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o atendimento em saúde de cerca de 9,4 mil pessoas privadas de liberdade, além de 648 leitos em todas as suas unidades de saúde.

Somando a produção dos projetos no Maranhão e em São Paulo, os cerca de 2.900 colaboradores do Instituto responderam por 1,2 milhão de consultas, sendo que as equipes médicas geraram 610 mil atendimentos e as multiprofissionais, 589 mil. Vale destacar que em Franco da Rocha (SP) foram feitas 17,2 mil consultas odontológicas no período apenas para reeducandos em cinco unidades prisionais da cidade.

Além desses resultados, o balanço do ano indicou a realização de 1,4 milhão de exames, 28 mil internações e 10 mil cirurgias. O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), foi o recordista em número de exames efetuados, chegando a 438.988 atendimentos. Logo atrás aparece o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), que registrou 350.591 procedimentos. O trabalho de todas as unidades de saúde resultou em 161 exames por hora em 2017.

As três maternidades em São Luís (MA) e o Hospital Regional de Balsas, todos sob gestão do Instituto em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, fizeram 15.212 partos ao longo do ano, ou seja, a cada 34 minutos uma mulher deu à luz sob os cuidados de profissionais do Acqua. A média de partos realizados se manteve semelhante a 2016, muito em virtude de mutirões e campanhas contraceptivas realizadas ao longo deste ano.

A Maternidade Marly Sarney foi a unidade onde mais bebês nasceram: 8.157. O local também registrou alto número de exames, com 269.486 procedimentos efetuados, entre análises clínicas, doppler, ecocardiograma, raio-x, teste da orelhinha, ultrassonografia transfontanela (para detectar eventuais lesões cerebrais no recém-nascido) e ultrassonografia.

Para o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, o desenvolvimento dos espaços gerenciados aponta um caminho coeso no trabalho realizado nos locais em que o Instituto atua. “Sabemos que para boa parte da população, sobretudo aquela que vive no interior do Maranhão, os serviços de saúde são essenciais e se fazem cada vez mais necessários. Esses dados confirmam que o trabalho feito até aqui envolveu competência dos profissionais do Acqua e, sem dúvida, direciona para que possamos avançar no próximo ano, principalmente com os atendimentos de maior complexidade. Estamos felizes por beneficiar tantas pessoas", pontuou.