contato@institutoacqua.org.br

Atividades educacionais, culturais e esportivas consagram trabalho do projeto EducAção em Santo André (SP)

14/12/2017

Centros Educacionais receberam apresentações de capoeira, taekwondo, ginástica artística, dança, teatro, circo e xadrez; mais de dois mil alunos do ensino fundamental I são atendidos por mês

O Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santo André, concluiu a programação de atividades educacionais e esportivas nas 11 unidades dos Cesas (Centros Educacionais de Santo André), ao longo do mês de novembro. A ação concretiza o trabalho anual do projeto EducAção, iniciativa do Acqua que oferece apoio técnico e pedagógico às escolas municipais por meio do desenvolvimento de atividades complementares.

A programação, que contempla crianças, jovens e adultos, iniciou com o Festival de Xadrez e posteriormente avançou com apresentações de capoeira, dança, ginástica artística, teatro, circo e taekwondo. Neste ano, mais de dois mil alunos do ensino fundamental I foram beneficiados por mês.

Caroline Silva Sanches Galiassi, educadora e professora de dança do EducAção, revela que as aulas têm papel transformador não apenas na vida dos alunos, mas em cada família. "É um projeto excelente. O desenvolvimento dos alunos é nítido, principalmente daqueles que iniciaram as atividades no primeiro ano e hoje estão no quinto. As aulas transformam a vida de todos, e as famílias se envolvem também. É gratificante saber que contribuo para aproximar pais, filhos e escola. Sou grata por participar dessa iniciativa em todos os anos", comemora.

Em julho deste ano, pesquisa de satisfação do projeto EducAção indicou que 98,48% dos pais ou responsáveis das crianças que participam das atividades de ações complementares nos 11 CESAs disseram estar muito satisfeitos ou satisfeitos com o projeto. O mesmo estudo mostrou que 98,94% dos entrevistados consideram os temas das aulas ótimos ou bons, enquanto 75,97% disseram que as atividades realizadas no contraturno são muito importantes ou importantes.

Entre os motivos que incentivam os alunos a participar das atividades, as aulas continuam se destacando, com 58,73%. Neste ano, a possibilidade de estar próximo aos amigos (36,11%) e o espaço oferecido (20,05%) para aprender as modalidades também se sobressaíram como fatores que levam as crianças a ingressar no projeto.

Outro resultado registrado pela pesquisa mostrou que 78,43% dos pais ou responsáveis acompanham as crianças sempre ou com frequência aos CESAs. As atividades acontecem nas unidades de ensino nos bairros Cata Preta, Jardim Santo André, Jardim Santo Alberto, Parque Andreense, Parque Erasmo Assunção, Parque Novo Oratório, Vila Floresta, Vila Humaitá, Vila Linda, Vila Palmares e Vila Sá.

"Esses dados revelam que o caminho durante todos esses anos é mais do que acertado. Reconhece o trabalho excepcional dos educadores, valoriza a importância de atividades extracurriculares e, vai além, estimula o convivío de crianças e jovens dentro das comunidades. Para nós do Acqua é gratificante acompanhar esses passos", opina Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua.