contato@institutoacqua.org.br

Bazar VilaMundo reúne diversidade e estimula economia criativa no Grande ABC

17/04/2018

Promovido pelo Instituto Acqua, evento contou com produtores artesanais e jazz do grupo Otis Trio; prática incentiva roteiros culturais e empreendedores

A primeira edição do Bazar VilaMundo, iniciativa do Instituto Acqua em parceria com o portal Catraca Livre, reuniu empreendedores e população regional para estimular a economia criativa no Grande ABC. O evento ocorreu no último domingo, (15/4), no espaço cultural do Instituto, em Santo André, e também teve apresentação musical do grupo de Jazz Otis Trio e do músico André Calixto, da banda Nômade Orquestra. No total, 25 expositores integraram a ação.

Além de atuar na construção de práticas que apoiam a população a conhecer melhor o território e seus atrativos, o Bazar VilaMundo ampliou o olhar da comunidade local para o consumo de itens alternativos. Suzana Aiohl, 26 anos, de São Caetano do Sul, visitou o Bazar para conhecer e adquirir produtos têxteis, mas também aprovou as demais atividades. “Fiquei sabendo sobre o Bazar VilaMundo por indicação de uma amiga e decidi conhecer. Adorei o espaço, a variedade de itens, a música e a gastronomia. Saio daqui com algumas comprinhas dos brechós e com vontade de voltar para o próximo. Costumo comprar peças de vestuário sempre de pequenas marcas, eu acho que são feitas com mais carinho e atenção”, comentou.

O Bazar contou com itens de moda e moda fitness, brechós vintage, biojóias, artesanatos, gastronomia, cervejas artesanais, antiguidades, cosméticos e itens de decoração e arte. O chef de cozinha Ricardo Silvestre, da marca 'Cozinha de Família', comandou o espaço gourmet comercializando hambúrgueres de fraldinha, costela e pernil, batatas rústicas e maionese artesanal. “Amei o lanche de costela. É um dos melhores que já comi. Um primo veio no evento que o chef Ricardo Silvestre apresentou pratos espanhóis e já tinha falado super bem dele. Agora comprovei. É sensacional”, aprovou César Mello, de 32 anos, morador de Santo André.

No lado externo do Bazar, ocupando a fachada do Instituto, a consagrada marca vegana Morrones instalou o food truck para vender os tradicionais lanches livres de ingredientes de origem animal. “Sempre que estou por aqui em Santo André e sei que o Morrones irá participar dos eventos do Acqua eu venho para consumir. Adoro o lanche, é muito bom. Sou fã deles”, contou Caio Zilione Albani, 30 anos, morador de São Bernardo do Campo.

Para Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua e idealizador do evento, a atividade também deve estimular empreendedores locais que queiram se tornar parceiros do projeto para o uso da Chave VilaMundo. "Muitas pessoas não fazem ideia da diversidade que há no próprio bairro em que residem. Mais do que isso, não consomem produtos artesanais nas cidades vizinhas e vão para São Paulo. Nossa ideia é tornar o Bazar VilaMundo referência de cultura alternativa para a população do Grande ABC. Ao mesmo tempo, é uma ação que apoia a economia criativa, investe nos produtores e, sobretudo, prioriza a diversidade. Vamos replicar mensalmente esse evento e instigar ainda mais o uso da Chave VilaMundo para descontos, inclusive com os empreendedores da região”, explica.

Chave VilaMundo para descontos

O Instituto Acqua, em parceria com o portal Catraca Livre, Cidade Escola Aprendiz e Cuponeria, trouxe para o Grande ABC a iniciativa VilaMundo – uma plataforma que mapeia regiões para sugerir passeios culturais gratuitos ou com descontos especiais. Com ela é possível articular, conectar e divulgar ações que estimulem a economia criativa e o acesso à educação e atividades culturais. "A proposta do projeto, que iniciamos em São Paulo há oito meses, é criar uma malha de conexões de trilhas culturais e educativas com os empreendedores locais. Ela está baseada no conceito de arranjos criativos que fomenta a economia criativa e o desenvolvimento regional. A expectativa é que estabelecimentos comerciais no entorno da sede do Acqua também integrem o projeto como parceiros no uso da Chave VilaMundo para fornecer descontos", explica Ronaldo Querodia.

Para integrar o projeto, foi criada a 'Chave VilaMundo' para tornar as cidades mais acessíveis, inteligentes e baratas. Quem utiliza a 'Chave' tem descontos em estabelecimentos parceiros da ação, como bares, restaurantes, lojas, galerias, casas de show e humor, salões de beleza e até coworkings. Com a Chave VilaMundo, o estabelecimento parceiro decide qual produto ou serviço quer disponibilizar, quanto quer oferecer de desconto e por qual período. O VilaMundo disponibiliza essa informação no site em forma de cupom, que os consumidores podem baixar pelo smartphone e apresentar no comércio.

Mais do que disponibilizar e divulgar o desconto, o VilaMundo trabalha na articulação do estabelecimento com atividades interessantes que acontecem nos arredores. A página virtual vilamundo.catracalivre.com.br permite a consulta de vários locais que oferecem descontos culturais no Grande ABC e São Paulo. Além de reunir parceiros, é uma agenda cultural para as setes cidades da região e Capital. Desde o último domingo, 15 de abril, o Instituto Acqua iniciou o uso da Chave VilaMundo em suas atividades, começando pelo Bazar VilaMundo. Como exemplo, um dos expositores, a Cervejaria Artesanal Palácio, ofertou R$ 10 de desconto em um kit de cervejas. Basta o interessado acessar o site do VilaMundo e procurar pelo cupom especial que deverá ser apresentado no dia do evento.