contato@institutoacqua.org.br

Campanha de doação de sangue registra 50 doadores em Santa Inês

10/04/2017

Iniciativa foi realizada no Hospital Macrorregional Tomás Martins para abastecer Hemonúcleo da cidade

Para aumentar o estoque de sangue no Hemonúcleo de Santa Inês (MA), o Hospital Macrorregional Tomás Martins realizou campanha de doação de sangue na última sexta-feira (7/4). Ao longo do dia, profissionais da unidade fizeram a triagem dos possíveis doadores e 50 pessoas puderam participar da ação. O hospital coletou o equivalente a 22,5 litros de sangue.

A campanha foi motivada pelo aumento na demanda por bolsas de sangue para as cirurgias feitas na unidade de saúde. Para realizar os procedimentos, o hospital utiliza, em média, 350 bolsas de sangue por mês. A unidade é referência em alta complexidade para o atendimento da população das regiões de Santa Inês, Zé Doca e Pindaré, e está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

A coordenadora de enfermagem da unidade, Antônia Márcia Silva, comemorou a adesão à campanha. “Para mim essa iniciativa ultrapassou as expectativas. Registramos um ótimo número de doadores mesmo tendo feito a coleta dentro da unidade”, destacou. A atividade também contou com distribuição de material informativo com orientações sobre como fazer a doação de forma segura.

Em 21 de abril está programada nova ação na unidade de saúde, dessa vez para acompanhantes de pacientes internados. Nesse dia, eles serão orientados pela equipe de enfermagem sobre a importância de doar sangue e os mitos que envolvem esse assunto.