contato@institutoacqua.org.br

Campanha de incentivo à doação de leite materno movimenta unidades de saúde em São Luís (MA)

15/05/2017

Programação de atividades envolve profissionais das maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha e do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos

Acontece nesta sexta-feira (19/5) uma campanha de doação de leite materno nas unidades de saúde em São Luís (MA) sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com o tema “Quem doa leite materno faz a diferença na vida de muitas crianças: doe vida”, a iniciativa pretende incentivar a doação do leite materno com atividades voltadas para a prática que pode salvar a vida de uma criança.

Durante todo o dia, diversas ações serão realizadas nas Maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha e no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Em cada unidade, uma gincana com equipes de todos os setores vai arrecadar vidros para o posto de coleta de leite humano.

Na Maternidade Marly Sarney haverá palestras e entrega de material educativo, além da formação de grupos setoriais para arrecadação de vidros de café solúvel e maionese vazios. Atualmente, os profissionais da unidade já fazem a busca ativa, indo à casa das mães e fazendo a coleta do leite materno.

Ações de apoio e incentivo à doação de leite, palestras e orientações também serão realizadas no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Na Maternidade Benedito Leite, a programação inclui palestra com o tema “Importância nutricional do aleitamento” e diversas atividades, como instruções sobre a posição correta para a mãe e o bebê na amamentação e a forma correta de retirada do leite materno. Na unidade ocorrerá também o cadastro de doadoras de leite com a entrega de um kit amamentação.