contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar realiza 49 mil atendimentos em seis meses de funcionamento

14/12/2017

Unidade também atendeu 194 famílias maranhenses e se destaca por ampliar tratamento ao incluir familiares dos pacientes em oficinas e atividades terapêuticas

Inaugurada em 4 de julho para oferecer assistência no tratamento de bebês com microcefalia e outras doenças que afetam o neurodesenvolvimento, a Casa de Apoio Ninar realizou 49.218 atendimentos e atendeu 194 famílias de todas as regiões do Maranhão em seis meses de funcionamento.

Sob gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde, a unidade foi instalada na antiga ‘Casa de Veraneio’ do Governo do Estado, em São Luís (MA), e tem capacidade para abrigar 11 adultos e 9 crianças por vez.

Entre os diversos profissionais que atuam no local é possível encontrar fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos e psicopedagogos. Desde sua inauguração, essa equipe multiprofissional realizou 16.736 consultas.

Ao longo desse período, a unidade também registrou 5.013 consultas médicas, 2.553 procedimentos de enfermagem – como medicação e pesagem –, 5.332 terapias individuais e 3.542 em grupo, 594 exames e 15.448 atendimentos de fisioterapia e fonoaudiologia.

Além de complementar o trabalho feito no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), inaugurado em 2016, a Casa de Apoio se destaca por ter um perfil de atendimento que inclui as famílias no tratamento da criança. Por meio de oficinas terapêuticas, palestras e diversas ações, a unidade resgata o vínculo dos pais com o bebê ao mesmo tempo em que funciona como um espaço de capacitação de profissionais de saúde de municípios de todo o Estado.

Oficinas – Pais das crianças em tratamento na Casa de Apoio Ninar participam de oficinas de culinária e arteterapia, com atividades de modelagem em argila e pintura em tela, ao longo da semana em que permanecem na unidade. Sempre no período da tarde acontece a oficina de musicoterapia com mães e bebês. Profissionais e familiares compartilham no auditório da Casa, ao final da semana, as experiências vivenciadas em cada espaço da unidade.

Ninhos de Cuidados – Paralelo ao tratamento especializado, o local também é um centro de formação continuada. Semanalmente, profissionais de várias áreas vivenciam as atividades e são estimulados a reproduzir em seus municípios as experiências de tratamento diferenciado que aprenderam na Casa de Apoio.

 

Foto: Francisco Campos/SES