contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar realiza oficina de confecção de cadeiras especiais para uso de bebês com microcefalia

19/02/2018

Participaram da aula 11 famílias da Capital maranhense, que receberam o pequeno móvel para uso residencial

Possibilitar melhor postura e fortalecer os vínculos entre pais e filhos foram os principais objetivos da oficina realizada na última sexta-feira (16/2), na Casa de Apoio Ninar, unidade em São Luís (MA) que está sob a gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. Na ocasião, os participantes aprenderam a adaptar cadeirinhas para uso do filho com microcefalia. De pequeno custo e grande eficácia, o móvel foi entregue gratuitamente às famílias que, futuramente, podem renovar o material, mantendo a boa postura do bebê.

Confeccionadas com assentos de plástico e ‘macarrão’ de piscina (feito de espuma inodora e atóxica), as cadeirinhas criadas por pais e mães, a partir de agora, farão parte da mobília de suas residências. “É uma iniciativa muito positiva, porque aprendemos a fazer algo que vai beneficiar nossos filhos, além de favorecer os laços afetivos no dia a dia”, destacou a professora e mãe do Matheus, Marineide Sales.

A terapeuta ocupacional Valéria Souza explicou que a cadeira melhora a postura dos bebês, que têm entre 1 ano e 1 ano e 9 meses. “Com isso também serão evitados problemas futuros decorrentes dos vícios de postura inadequada”, destacou.

Para que o formato criado com os ‘macarrões’ ficasse adequado ao perfil de cada criança, os bebês também estiveram presentes na oficina e fizeram testes com profissionais de terapia ocupacional e fisioterapia. Depois da personalização da estrutura, as crianças continuaram na aula acompanhando os pais, sob a supervisão de fisioterapeutas da Casa de Apoio Ninar. A proximidade, também neste momento, é de grande importância para o neurodesenvolvimento da criança.

A Casa de Apoio conta com espaços como consultórios, recepção, centros de convivência, refeitório, dormitórios, auditório e cozinha. Além de um lugar de acolhimento para as famílias e crianças, a unidade oferece um espaço para o desenvolvimento de atividades multidisciplinares que incluem avaliações médicas, oficinas, palestras, circuito de estimulação multidisciplinar, musicalização infantil e de adulto, arteterapia e dança, entre outras ações.