contato@institutoacqua.org.br

Centro de Progressão Penitenciária de Franco da Rocha recebe atendimentos de saúde durante evento do Instituto Acqua

21/02/2017

Procedimentos incluíram testes rápidos de HIV e sífilis, aferição da pressão arterial e avaliação antropométrica, além de palestras e distribuição de material informativo

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade, realizada em 14 de fevereiro pela Secretaria da Administração Penitenciária do Governo do Estado de São Paulo, teve 1.766 atendimentos de saúde realizados pelos profissionais do Instituto Acqua no CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Franco da Rocha.

Aproximadamente 1.800 homens privados de liberdade tiveram acesso a testes rápidos de HIV e sífilis, exames de glicemia capilar e orientações sobre saúde bucal e tuberculose, entre outras atividades.

O evento oferece também à população do CPP serviços como emissão de documentos, orientação jurídica e corte de cabelo, entre outros, realizados por órgãos parceiros. O Acqua proporcionou um mutirão de procedimentos de saúde no local com o apoio de médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam em cinco unidades prisionais de Franco da Rocha por meio da parceria entre Instituto, Prefeitura Municipal e Governo do Estado.

Os profissionais realizaram 228 testes rápidos de HIV, 202 exames de glicemia capilar, 202 aferições de pressão arterial e 202 avaliações antropométricas (usadas para identificar o percentual de gordura do paciente), entre outros atendimentos. Além disso, 320 reeducandos participaram de palestras sobre saúde bucal e 80 receberam orientações para prevenção de hipertensão e diabetes.

“Temos aproveitado essa ótima oportunidade no CPP para realizar procedimentos de forma a ajudar em um diagnóstico precoce e promover uma saúde com qualidade para essa população”, explicou Priscila Fernanda, coordenadora técnica do Instituto Acqua em Franco da Rocha. Durante o evento, os reeducandos também receberam preservativos e material informativo sobre Aids e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).