contato@institutoacqua.org.br

Cerca de 880 alunos da rede pública do Maranhão discutem saúde e cidadania em rodas de conversa promovidas pelo Instituto Acqua

26/10/2016

Iniciativa faz parte da Caravana Estudantil: A juventude do Maranhão pede passagem e aborda temas como gravidez na adolescência, drogas e qualidade de vida

Aproximadamente 880 estudantes do Ensino Médio participaram das discussões realizadas nas 22 rodas de conversa sobre Saúde e Cidadania, realizadas até esta segunda-feira (24/10) pelo Instituto Acqua em parceria com o Governo do Maranhão. A iniciativa faz parte da Caravana Estudantil: A juventude do Maranhão pede passagem, lançada em 5 de outubro e que já percorreu 11 escolas estaduais públicas em São Luís (MA).

Com média de participação de 40 alunos por encontro, as rodas de conversa estimulam o debate sobre diversos temas e são conduzidas por profissionais do Instituto Acqua. “As dinâmicas adotadas têm abordado assuntos prioritários no cotidiano das juventudes, destacando-se questões de saúde pública, prevenção e promoção à saúde, qualidade de vida, gravidez na adolescência, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, sexualidade, aborto, família e métodos contraceptivos”, explicou Renata Saboia, psicóloga e facilitadora do Acqua nesses encontros.

As rodas incluem dinâmicas e atividades sobre os temas abordados, o que torna essa iniciativa uma forma de aprendizagem diferenciada para os alunos. “No discurso dos jovens ficam latentes as problemáticas relacionadas à saúde da comunidade, bem como a falta de informação acerca das políticas públicas de saúde para a juventude. Eles esperam que a escola também seja um espaço favorável para discussões”, avaliou Renata. Para ela, essa experiência revela mudanças de comportamentos coletivos e individuais e cumpre seu papel de dar voz à juventude.

A partir da próxima segunda-feira (31/10) as rodas de conversa sobre Saúde e Cidadania serão realizadas em 20 municípios do interior do Estado, nas escolas que receberão as atividades da Caravana Estudantil até o dia 2 de dezembro. A programação completa com as unidades de ensino pode ser consultada aqui.