contato@institutoacqua.org.br

Colorado do Brás volta ao Grupo Especial do Carnaval de São Paulo com parceria do Instituto Acqua

20/02/2018

Escola de samba foi vice-campeã após permanecer 25 anos no Grupo de Acesso; além de fortalecer a agremiação, a parceria com o Instituto incluiu realização de projeto para jovens na Vila Guilherme

Após 25 anos no Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo, a Colorado do Brás foi promovida para o Grupo Especial em 2019 após desfilar no Sambódromo do Anhembi, na zona Norte da Capital. A escola de samba, que conta com parceria do Instituto Acqua há cinco anos, levou para a avenida o enredo “Axé, Caminhos que Levam à Fé”, que tratou sobre a criação do mundo conforme a lenda iorubá.

Após a apuração, realizada em 13 de fevereiro, a Colorado do Brás conquistou a segunda colocação no Grupo de Acesso, com 269,9 pontos, atrás apenas da Águia de Ouro. “Agradecemos a todos que fizeram parte desse trabalho e ao Instituto Acqua, que nos apoiou para conquistarmos essa vaga e retornamos à elite do Carnaval. Estou muito feliz com tudo o que foi feito. A comunidade abraçou a causa da escola. No ano passado a gente perdeu por um décimo e agora chegou a nossa vez. Este é o nosso momento”, comemorou o presidente da Colorado do Brás, Antônio Carlos.

A escola foi a quarta a entrar na avenida e animou os foliões ao cantar sobre as crenças dos iorubás, grupo étnico que vive na região da África Ocidental. As práticas religiosas desse povo influenciaram diversas religiões em outros países, como o candomblé no Brasil, por exemplo.

“Participar desse momento histórico para a Colorado do Brás é motivo de orgulho para o Instituto Acqua. Somos parceiros da agremiação ao longo dos últimos desfiles e também realizamos em conjunto projeto de incentivo à prática esportiva. Essa escola se destaca por valorizar a cultura popular e desenvolver iniciativas que apoiam a comunidade local, ações que estão em harmonia com o perfil de atuação do Acqua no País”, destacou o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.

Parceria – Em 2012, o Instituto realizou com a Colorado o programa Esporte e Lazer Galo Azul na Comunidade. A iniciativa ofereceu aulas gratuitas de futsal, vôlei e handebol na Vila Guilherme, em São Paulo, para cerca de 100 jovens. Desde então, a parceria se estendeu e passou a fortalecer as apresentações da escola nos desfiles de Carnaval.

Fundada em 1975, a Colorado do Brás nasceu com o objetivo de divulgar a cultura popular brasileira e desenvolver projetos sociais para atender a comunidade carente da região do Brás, Centro da Capital.

 

Fotos: JoBelli Fotografia