contato@institutoacqua.org.br

Com ícones da música e gastronomia, Acqua cultua o samba e as raízes brasileiras

02/12/2017

Evento realizado neste sábado, (2/12), em Santo André, contou com a participação da Camerata do Choro, Rosa do Joca e a comida brasileira do chef Bruno Wolf

 
Relembrar grandes nomes do samba, enaltecer a gastronomia brasileira e, de quebra, envolver a comunidade local oferecendo entretenimento gratuito. Com essa proposta, o Instituto Acqua apresentou no sábado, 2 de dezembro, no Espaço Vivências e Convivências, evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Samba, celebrado na mesma data.

Para integrar a ação, o tributo contou além da apresentação da Camerata do Choro, com participação especial da Rosa do Joca, viúva do renomado músico que acompanhou ao longo de sua trajetória os grandes nomes da MPB. Joca, violonista de sete cordas, liderou a Camerata em diversas participações e a deixou como legado para o filho, Carlos Moura, atual líder do grupo. “Pra mim é uma alegria muito grande fazer parte desse evento, foi lindo. Relembrar grandes símbolos do samba é sempre motivo de felicidade. Ainda mais ao lado da Camerata, que representa tão bem nossa cultura”, comentou Rosa.
 
Somando as atividades musicais, o espaço gourmet do Instituto Acqua foi comandado pelo chef Bruno Wolf, andreense que representou a região do Grande ABC no programa BBQ Brasil, do SBT, em 2016. Com preços acessíveis de R$ 15 a R$ 20, os pratos comercializados por Wolf reforçaram a identidade do evento. “Trazer a famosa comida de boteco tem tudo a ver com essa proposta do samba, do chorinho. Nada melhor do que comer comida brasileira, de raíz, com temperos que lembram a nossa casa”, apontou.

O cardápio contou com linguiças artesanais apimentadas, torresmo, batatas rústicas e farofa. Wolf aproveitou também para comercializar sua linha de cerveja artesanal, da marca Votus, em parceria com o cervejeiro Alex Holanda, de Diadema (SP). Com aroma adocicado, a bebida de framboesa agradou visitantes como Miriam Albuquerque Naboia, moradora de Santo André. “Adorei o evento, teve uma proposta muito bacana. A voz da Rosa do Joca é um espetáculo à parte e a comida estava muito boa. Também provei a cerveja artesanal de framboesa, uma maravilha”, garantiu.  
 
Programação de dezembro – O Espaço Vivências e Convivências receberá durante este mês diversas atividades. Em 7 de dezembro, às 20h, terá o lançamento para o Grande ABC de ‘PREMÊ – QUASE LINDO’, documentário sobre uma das mais importantes bandas do movimento independente do selo Lira paulistana dos anos 80. No dia 10, a partir das 10h, o local receberá uma edição especial da Feira Criativa sobre misticismo, com rodas de magia cigana, leitura de mãos e borra do café, além de tarô. Integrando o projeto Acqua Cineclube, dia 14, a partir das 20h, será a exibição de ‘Gonzaga: de Pai pra Filho’, inspirado na biografia dos cantores Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. Dia 15, às 14h, ocorrerá a última edição do ano do Clube de Jardinagem com o tema ‘Terrario’. E para fechar a programação de 2017, a quinta edição da Feira Vegana, em 17 de dezembro, a partir das 10h, levará o melhor do veganismo para o Grande ABC.