Coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite recebe prêmio do Governo do Maranhão por dedicação ao parto humanizado

21 de Dezembro de 2017

Trabalho da profissional contribuiu para que opção por esse tipo de parto estivesse disponível às gestantes atendidas na unidade de saúde

A atuação da coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), Kelma Lucena, ganhou reconhecimento do Governo do Maranhão em 2017. A enfermeira obstétrica estava entre os dez profissionais que receberam o prêmio ‘Você Faz a Diferença’, criado neste ano pelo poder público para valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuem para a melhoria da gestão no Estado.

A premiação reconheceu o esforço feito por Kelma para proporcionar atendimento especializado às gestantes maranhenses que desejam dar à luz por meio do parto humanizado. Desde julho de 2016 a maternidade conta com local adaptado e equipamentos, como bola suíça e banheira inflável, para oferecer essa opção de parto às futuras mães. A unidade foi a primeira da rede pública estadual a oferecer esse tipo de atendimento, uma iniciativa que contou com o apoio do Instituto Acqua, que faz a gestão da maternidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

“Ao entrar em trabalho de parto, a gestante recebe os cuidados de fisioterapeutas e enfermeiras obstétricas que realizam procedimentos para alívio da dor e massagens para estimular o nascimento. Há também uma preocupação em conscientizar a gestante por meio de palestras educativas que orientam sobre o processo fisiológico e o parto natural”, explicou Kelma.

Além de coroar o trabalho da coordenadora de enfermagem, a entrega do prêmio também colocou em destaque a qualidade do atendimento oferecido na Maternidade Benedito Leite. A unidade se consolidou como referência em atendimento materno-infantil e parto natural no Estado ao longo dos últimos 12 meses. O local oferece a possibilidade de os acompanhantes estarem presentes durante o nascimento do bebê e apresenta bons índices de partos normais: 57% do total realizado neste ano.

Entre as novidades implementadas no atendimento, vale destacar a instalação do Posto Avançado de Registro Civil de Nascimento e os projetos Primeiro Olhar, que oferece um encarte com a primeira foto do recém-nascido e informações sobre o nascimento, e Pequeno Maranhense, que estimula a realização do pré-natal na atenção básica e entrega para a mãe um kit para os primeiros cuidados com o bebê.

“Oferecemos toda a assistência possível e nos sentimos gratificados quando recebemos o agradecimento dessas pacientes. Isso mostra que o trabalho desenvolvido por nossa equipe está sendo feito com amor e dedicação”, concluiu Kelma.