contato@institutoacqua.org.br

Coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite recebe prêmio do Governo do Maranhão por dedicação ao parto humanizado

21/12/2017

Trabalho da profissional contribuiu para que opção por esse tipo de parto estivesse disponível às gestantes atendidas na unidade de saúde

A atuação da coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), Kelma Lucena, ganhou reconhecimento do Governo do Maranhão em 2017. A enfermeira obstétrica estava entre os dez profissionais que receberam o prêmio ‘Você Faz a Diferença’, criado neste ano pelo poder público para valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuem para a melhoria da gestão no Estado.

A premiação reconheceu o esforço feito por Kelma para proporcionar atendimento especializado às gestantes maranhenses que desejam dar à luz por meio do parto humanizado. Desde julho de 2016 a maternidade conta com local adaptado e equipamentos, como bola suíça e banheira inflável, para oferecer essa opção de parto às futuras mães. A unidade foi a primeira da rede pública estadual a oferecer esse tipo de atendimento, uma iniciativa que contou com o apoio do Instituto Acqua, que faz a gestão da maternidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

“Ao entrar em trabalho de parto, a gestante recebe os cuidados de fisioterapeutas e enfermeiras obstétricas que realizam procedimentos para alívio da dor e massagens para estimular o nascimento. Há também uma preocupação em conscientizar a gestante por meio de palestras educativas que orientam sobre o processo fisiológico e o parto natural”, explicou Kelma.

Além de coroar o trabalho da coordenadora de enfermagem, a entrega do prêmio também colocou em destaque a qualidade do atendimento oferecido na Maternidade Benedito Leite. A unidade se consolidou como referência em atendimento materno-infantil e parto natural no Estado ao longo dos últimos 12 meses. O local oferece a possibilidade de os acompanhantes estarem presentes durante o nascimento do bebê e apresenta bons índices de partos normais: 57% do total realizado neste ano.

Entre as novidades implementadas no atendimento, vale destacar a instalação do Posto Avançado de Registro Civil de Nascimento e os projetos Primeiro Olhar, que oferece um encarte com a primeira foto do recém-nascido e informações sobre o nascimento, e Pequeno Maranhense, que estimula a realização do pré-natal na atenção básica e entrega para a mãe um kit para os primeiros cuidados com o bebê.

“Oferecemos toda a assistência possível e nos sentimos gratificados quando recebemos o agradecimento dessas pacientes. Isso mostra que o trabalho desenvolvido por nossa equipe está sendo feito com amor e dedicação”, concluiu Kelma.