contato@institutoacqua.org.br

Crianças e familiares assistidos pela Casa de Apoio Ninar recebem atendimento especial no Sorrir

02/03/2018

Ao longo desta quinta-feira (1/3), 15 famílias foram avaliadas e serão acompanhadas pontualmente pelos profissionais da unidade

Administrar os cuidados e exigências de um filho com necessidades especiais é um desafio para os pais. Na busca por atendimento especializado, quase sempre a assistência odontológica fica em segundo plano. Cientes dessa realidade, os profissionais da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) atenderam 15 crianças e mães assistidas pela Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), em seu primeiro dia de funcionamento (1/3). A partir de agora, pacientes e familiares acompanhados pela Casa terão atendimento permanente no Sorrir. As duas unidades estão sob gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde.

A iniciativa de somar as ações preventivas e de tratamento entre a Casa de Apoio Ninar e o Sorrir previne e limita o desenvolvimento de patologias orais. “Com essa integração promovemos a assistência completa à família. Cuidando da saúde bucal, evitamos a abertura de portas para as mais diversas doenças, não só para a criança com distúrbio do desenvolvimento neuropsicomotor, como para toda a família que acompanha esse paciente sob assistência da Casa de Apoio. Além de evitar tais enfermidades, devolvemos aos familiares a vontade de sorrir”, destacou a diretora da Casa de Apoio Ninar, Patrícia Sousa.

Mãe dos gêmeos Luís Felipe e Luís Fernando, a dona de casa Eudília Fernandes, moradora de Trizidela do Vale, comemorou a oportunidade. “Acho importante a chance que estão nos oferecendo. Devido à quantidade de remédios, o Luís Felipe está com cárie e, no interior, o pediatra pediu para levá-lo ao dentista, mas lá não tem profissional que atenda criança. Aqui ele vai se tratar e eu também vou poder me cuidar”, ressaltou.

Antônia Moraes, mãe do Isaac, que é assistido pela Casa de Apoio Ninar, mora em Pedreiras, distante 229 km da Capital. Ela vê no Sorrir a possibilidade de garantir a saúde dos dentes. Para isso, fez avaliação e vai continuar sob acompanhamento dos profissionais. “Vim para fazer a prevenção e a dentista vai concluir a avaliação para saber se vou precisar de algum tratamento específico. Estou satisfeita com o atendimento”, concluiu Antônia.

À medida que outras famílias chegarem na Casa de Apoio, novas vagas de atendimento prioritário e especializado serão disponibilizadas pelo Sorrir.

Referência – Recém-inaugurada, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) foi entregue à população maranhense com o intuito de devolver a saúde dos dentes a muitos maranhenses, assim como realizar o diagnóstico precoce do câncer de boca e ser referência em tratamento odontológico especializado.

Com instalações e equipamentos modernos, além de uma grande equipe de profissionais, o Sorrir está preparado para atender 4 mil pessoas por mês, incluindo casos de emergência e pacientes regulados pelas Unidades Básicas de Saúde, que devem fazer o agendamento via call center.

Casa de Apoio Ninar – Além de representar um lugar de acolhimento para as famílias e crianças com doenças que afetam o neurodesenvolvimento, a Casa de Apoio Ninar é um espaço para a promoção de atividades multidisciplinares que incluem avaliações médicas, oficinas, palestras, circuito de estimulação multidisciplinar, musicalização infantil e de adulto, arteterapia e dança, entre outras ações. A unidade dispõe de consultórios, recepção, centros de convivência, refeitório, dormitórios, auditório e cozinha.

 

Fotos: Instituto Acqua e Márcio Sampaio