contato@institutoacqua.org.br

Debate sobre a importância do pré-natal abre Rodas de Conversas com Gestantes da Maternidade Nossa Senhora da Penha em São Luís (MA)

02/04/2018

A participação é aberta e gratuita para gestantes que estão ou não sob acompanhamento da unidade

Ambientar, tranquilizar e acolher. Esses três verbos orientaram a primeira Roda de Conversas com Gestantes deste ano da Maternidade Nossa Senhora da Penha, realizada em 22 de março, em São Luís (MA). Nesta turma, 10 gestantes que fazem pré-natal na unidade estiveram presentes para esclarecer dúvidas e conhecer técnicas de relaxamento. O tema abordado foi ‘A importância do pré-natal’. Assim como na Penha, a boa prática também integra a agenda das maternidades de Alta Complexidade do Maranhão e Benedito Leite, localizadas no bairro Cohab e gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

“Em cada encontro as futuras mães apresentam muitas dúvidas. Como recebem informações de muitas fontes nesse período, algumas se confundem. Por isso, as rodas de conversas com gestantes abordam temas diferenciados ao mesmo tempo que as aproximam dos profissionais. Isso aumenta a segurança e ambientação dentro da maternidade onde serão realizados os partos”, explicou a coordenadora de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Luciana Ferreira.

Para dinamizar o encontro, foram utilizadas plaquinhas com perguntas que abordavam temas como exames, plano de parto, vacinação, consultas e peso ideal, por exemplo. Para a gestante Cleiciane Melônio, a roda de conversa mostrou que, por mais experientes ou repletas de informações estejam algumas gestantes, há sempre novas dúvidas e respostas. “Às vezes, pensamos que sabemos de tudo, mas nos enganamos. Achei o momento maravilhoso, tendo à frente profissionais muito preparados para tratar das questões”, destacou.

“Não sabia que, aqui em São Luís, eram promovidas rodas de gestantes. Então, quando recebi o convite, fiz imediatamente minha inscrição. Já faço pré-natal na Penha. Quero participar de tudo e aproveitar bem a melhor fase da minha vida. É um encontro apaixonante, onde somos muito bem recebidas pela equipe da maternidade”, ressaltou a gestante Lucielle Costa.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha é uma referência importante na Capital maranhense na realização de partos humanizados. “Por isso, há uma relação de proximidade e muita confiança entre funcionários e mulheres que utilizam os serviços da unidade”, concluiu Luciana Ferreira.

 

Próximos encontros das Rodas de Conversas com Gestantes:

Maternidade Benedito Leite

14/4, às 16h

Amamentação

 

28/4, às 16h

Cuidados com o bebê

 

Maternidade Nossa Senhora da Penha

3/4, às 15h

Parto normal x parto cesariano

 

9/4, às 15h

Plano de parto

 

15/4, às 15h

Aleitamento materno

 

22/4, às 15h

Cuidados com RN e pós-parto

 

30/4, às 15h

Despedida da barriga

 

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

5/4, às 8h

Trabalho de parto

Parto humanizado                             

Cesariana

Visita ao CPN e ALCON

 

15/4, às 8h

Aleitamento materno

Puerpério

Higiene da puérpera e do bebê

Triagem do RN (testes do coraçãozinho, orelhinha e olhinho)