contato@institutoacqua.org.br

Depressão pós-parto é tema de palestra na Maternidade Marly Sarney em São Luís (MA)

18/09/2017

Unidade de saúde conta com equipe de profissionais que oferece assistência às gestantes no pré-natal e pós-parto

As gestantes que aguardavam atendimento na última quinta-feira (14/9) na Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA), participaram de palestra sobre depressão pós-parto ministrada por quatro alunas do curso de fisioterapia da Universidade Ceuma. Participaram da atividade 35 pessoas, entre futuras mães e acompanhantes. Entre os assuntos abordados estavam o diagnóstico, forma de tratamento e sintomas da doença, entre outros temas.

Adrianny Oliveira foi uma das palestrantes. Ela explicou a importância da família na identificação dos sintomas da depressão. “A família tem um papel importante para ajudar a nova mãe a se curar da depressão pós-parto. Os familiares precisam estar próximos para sempre oferecer apoio e melhorar a qualidade de vida dela”, disse.

Entre os sintomas da doença estão: ansiedade, tristeza excessiva, falta de confiança, alterações de humor, insônia, rejeição de familiares e confusão de pensamentos, entre outros. Durante a conversa com as gestantes e acompanhantes, as acadêmicas explicaram que atualmente estudos mostram que os pais também podem ser afetados por esse tipo de depressão.

Embora não existam medidas específicas para prevenir a depressão pós-parto, a assistência pré-natal permite que a mulher se sinta mais segura e informada, ajudando a reduzir as chances de manifestação dos sintomas.

Assistência – A Maternidade Marly Sarney, unidade sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, oferece assistência às futuras mães com equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas especialidades.

Andreia Oliveira, psicóloga do ambulatório, explicou que a maternidade conta com atendimento adequado. “As gestantes que realizam pré-natal aqui recebem acompanhamento ambulatorial com a equipe de psicologia. Como todas as novas mães têm direito a consulta no pós-parto, caso seja identificado algum caso de depressão pós-parto a pediatra encaminha e a equipe faz a escuta. Dependendo do caso, são realizadas intervenções psicológicas, sempre buscando o bem-estar da mãe e do filho”, detalhou.

Além do acompanhamento com as gestantes no pré-natal e pós-parto, os profissionais da UTI neonatal realizam oficinas de confecção de material para o enxoval do bebê, o que tem facilitado a aproximação das mães com os recém-nascidos.