contato@institutoacqua.org.br

Emoção marca homenagem pelo Dia das Mães na Casa de Apoio Ninar em São Luís (MA)

15/05/2018

Evento reuniu mães de crianças atendidas pela unidade e Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar)

Música, poesia, momento de beleza e lágrimas de gratidão marcaram a homenagem do Dia das Mães realizada pela Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA). O evento reuniu mães e profissionais da unidade e do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). A tarde de quinta-feira (10/5), foi uma oportunidade para valorizar a figura materna, considerando suas fragilidades, desafios e conquistas, sobretudo daquelas que acompanham pontualmente o tratamento dos filhos, em uma rotina desafiadora, cheia de medo e ansiedade.

A Casa de Apoio e o Centro de Referência, ambos sob a gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), são aliados no tratamento de crianças com doenças que comprometem o desenvolvimento neuropsicomotor, com destaque nacional na oferta de serviços especializados. “Nossa principal mensagem para as mulheres aqui presentes é ressaltar que elas não têm somente a obrigação de lutar pela reabilitação do filho, mas, principalmente, têm o direito de ser mãe e de aproveitar a convivência com a criança. Nossa missão é promover a maternagem, que nada mais é do que estimular esse amor, dado por quem é mãe”, ressaltou a neuropediatra e diretora do Projeto Ninar, Patrícia Souza.

Muitas homenageadas estão com seus filhos em acompanhamento nas unidades há mais de um ano. Esse tempo favoreceu a criação de vínculos de confiança e carinho com os profissionais, fazendo da celebração do Dia das Mães um momento de confraternização e demonstração de gratidão.

Após a abertura, as convidadas receberam cuidados de beleza como corte de cabelo e penteado. Declamação de poesia, apresentação do coral formado por profissionais das unidades e sorteio de brindes também marcaram a atividade. “Esse momento é importante para todas porque nos sentimos acolhidas. Tudo é feito de coração. Com certeza, estamos felizes”, afirmou Giuliana Rocha, mãe da Jade, em tratamento no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar).

Unidade acolhedora – A Casa de Apoio Ninar conta com espaços como consultórios, recepção, centros de convivência, refeitório, dormitórios, auditório e cozinha. Além de um lugar de acolhimento para as famílias e crianças, o local é um espaço para o desenvolvimento de atividades multidisciplinares que incluem avaliações médicas, oficinas, palestras, circuito de estimulação multidisciplinar, musicalização infantil e de adulto, arteterapia e dança, entre outras ações.

 

Fotos: Edgar Rocha e SES