contato@institutoacqua.org.br

Equipes do Hospital Macrorregional Tomás Martins participam de treinamento sobre uso e conservação de bolsas de sangue

22/11/2016

Capacitação envolve todos os setores da unidade de saúde que realizam o atendimento aos pacientes que precisam de transfusão de sangue

Os profissionais do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), participaram nesta segunda-feira (21/11) de treinamento sobre acondicionamento, transporte e infusão de sangue, bem como os procedimentos para atender pacientes com necessidade de transfusão que são atendidos na unidade. A capacitação foi ministrada por equipe do Hemomar (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão) do município e prossegue até esta quinta-feira (24/11).

Realizado em formato de mesa redonda, o treinamento envolveu cerca de 30 profissionais que compõem equipes de todos os setores do hospital. Os participantes tiraram dúvidas sobre manejo e conservação de bolsas de sangue, o ato transfusional e os procedimentos relacionados ao atendimento de casos de alta complexidade, como transfusão, entre outros assuntos.

“Temos uma grande demanda por infusão e hemoderivados e essa capacitação vem tanto para orientar a respeito desse tema quanto para otimizar o trabalho das equipes no atendimento à população”, explicou Antônia Márcia Silva, coordenadora de enfermagem da unidade.

A atividade é a primeira do gênero no Hospital Macrorregional e inclui funcionários de todos os plantões. “Está sendo uma iniciativa muito interessante e proveitosa. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e diversos outros profissionais envolvidos no dia a dia do atendimento que trocam experiências e recebem orientações em busca de excelência no atendimento”, comentou a bioquímica Samara Meireles, coordenadora do Hemomar de Santa Inês. A capacitação continua até esta quinta-feira (24/11).

O Hospital Macrorregional Tomás Martins está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde desde sua inauguração, em 25 de agosto deste ano.