contato@institutoacqua.org.br

Estudantes de baixa renda entram em universidades de São Paulo e Maranhão com o apoio do projeto Universidade Cidadã

15/02/2017

Iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Noctuam Ensino e a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão proporcionou aulas gratuitas para o Enem em 2016

Foram três meses de muita preparação, estudos e dedicação para que Wamberto da Silva Luz, 20 anos, conseguisse realizar o sonho de entrar na faculdade. Após participar das aulas do curso pré-vestibular gratuito Universidade Cidadã, realizado em 2016 em São Luís (MA), o jovem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obteve bolsa integral para o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade Pitágoras, por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos).

Atendente de telemarketing em São Luís, o jovem contou que é o primeiro da família a ingressar no Ensino Superior. Ele mora com os pais e mais três irmãos. “Eu já fiz a matrícula e na semana que vem começam as aulas. Com a minha nota no Enem eu também estou na lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para uma vaga no curso de Psicologia da UFMA (Universidade Federal do Maranhão)”, afirmou.

Realizado pelo Instituto Acqua em parceria com a Noctuam Ensino e a SES (Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão), o projeto Universidade Cidadã ofereceu aulas preparatórias para o Enem a moradores de baixa renda e mulheres chefes de família, além de considerar critérios de raça e gênero na seleção dos alunos. No ano passado foram formadas duas turmas, sendo uma com cerca de 18 profissionais de unidades de saúde sob gestão do Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e outra com 40 participantes do público em geral, com aulas ministradas nas maternidades Marly Sarney e Nossa Senhora da Penha, respectivamente, ambas sob gestão em parceria entre Acqua e SES.

O curso abordou as disciplinas exigidas pelo Enem e contou com várias ferramentas para ampliar o aprendizado, como material didático exclusivo, acesso a plataforma digital Geekie – com exercícios, vídeo-aulas e resumos das matérias do Ensino Médio – palestras com profissionais e simulados, entre outros recursos.

Para Wamberto, há poucas opções de cursos preparatórios gratuitos e com a qualidade que o Universidade Cidadã possui. “Eu gostei muito da experiência e posso dizer que o curso me ajudou a conquistar essa vaga na faculdade. Ele foi bem focado em resolver as questões do Enem e nos ensinou a interpretar corretamente o que elas pedem.”

Ao longo de cada encontro, os professores ajudaram os participantes na escolha da carreira profissional e orientaram sobre a futura vida acadêmica que eles teriam. “Recebemos dicas importantes sobre como se comportar na universidade e eles também compartilharam histórias de como superaram dificuldades para conseguir se formar. Esse projeto pode realmente ajudar quem precisa”, destacou o agora universitário Wamberto.

Santo André – A conquista de uma vaga no Ensino Superior também era o sonho de duas alunas da turma de Santo André (SP) do projeto Universidade Cidadã. Elas participaram das aulas no Centro Comunitário Tamarutaca com cerca de 18 pessoas da comunidade e região.

A dona de casa Loide Novaes, 50 anos, foi aprovada pelo Sisu para cursar Pedagogia na UFAC (Universidade Federal do Acre) e obteve bolsa integral do ProUni para o mesmo curso na Faculdade Anhanguera, em Santo André. Nessa mesma unidade de ensino, a operadora de máquinas têxteis Rute Rodrigues, 50 anos, também conquistou 100% de bolsa em Pedagogia.

“Este projeto traz resultados surpreendentes em pouco tempo. Faremos história nas comunidades espalhadas pelo Brasil, e o curso será a ponte entre esses estudantes e o Ensino Superior, tão importante e tão distante deles”, destacou Diego Zuculin, fundador da Noctuam Ensino e um dos professores do projeto.

Após não ter conseguido uma bolsa de estudos com a nota do Enem em 2014, Loide já se prepara para começar o curso que sempre desejou ao longo dos últimos quatro anos. “O projeto foi maravilhoso e me deu um apoio enorme. Dessa vez, graças a Deus, vou começar a minha faculdade”, comemorou.

“É um orgulho muito grande saber que por meio de um projeto em que somos parceiros estamos ajudando a transformar a vida de algumas pessoas. Estes resultados só engrandecem o Universidade Cidadã e nos dão motivação para ampliar as vagas oferecidas”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.