contato@institutoacqua.org.br

Experiência e qualidade nos atendimentos tornam Instituto Acqua referência na gestão de Saúde

18/05/2018

Excelência acumulada ao longo dos últimos 19 anos tornou o Acqua modelo na gestão de Saúde, com 3.500 profissionais atuando em seus quadros

Referência na gestão de grandes complexos hospitalares, a história do Instituto Acqua na Saúde começou em 2001. Como sempre, grande participação representando a sociedade civil nos conselhos de políticas públicas dos municípios do ABC Paulista, o Acqua iniciou parceria com as prefeituras municipais no combate à dengue.

Com a experiência adquirida neste trabalho, já qualificado como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), em 2003, a instituição começa a ampliar sua participação na gestão da saúde. Novos contratos são firmados e o Acqua passa a realizar parcerias com o poder público em vários segmentos.

Criação das primeiras farmácias populares, gestão de equipes de Estratégia de Saúde da Família, CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e parceria para gestão do Complexo Hospitalar de Santo André são algumas das ações com as quais o Acqua integrou ainda nos municípios do Grande ABC.

A partir de 2009, o Instituto extrapola os limites territoriais e passa a realizar parcerias pelo Estado de São Paulo. As prefeituras de São Sebastião, Araraquara, Cotia, São Vicente e Osasco passam a ter gestão conjunta com o Acqua em diferentes projetos e o Instituto protagoniza algumas ações inovadoras na Saúde, como o projeto e gestão da primeira UPA do interior do Estado, em Araraquara.

A qualificação como OSS (Organização Social de Saúde) em diferentes estados e municípios do País permite à instituição desta vez expandir sua atuação para outros estados. Em 2015, o Instituto Acqua assumiu a gestão integral de grandes hospitais e UPAs em Santa Catarina e no Maranhão, e desde então tem levado seu modo de fazer gestão para diferentes locais, sempre buscando a excelência de seus projetos no atendimento ao público por meio de parcerias com diferentes esferas governamentais.

Ao chegar aos 19 anos, o Instituto Acqua completa também três anos de atuação no Estado do Maranhão, onde, atualmente, faz a gestão de dez unidades de saúde, incluindo maternidades, hospitais, um centro odontológico e um centro de referência em neurodesenvolvimento, todos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Vale destacar que três hospitais estão no interior do Estado, em Pinheiro, Balsas e Santa Inês, e são referências no atendimento à população dessas regiões.

Desde fevereiro de 2015, o Instituto atua também em cinco penitenciárias instaladas em Franco da Rocha (SP), garantindo o acompanhamento da saúde de cerca de 10,6 mil pessoas privadas de liberdade por meio de parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo.

“Uma história de 19 anos de atuação junto à sociedade só constrói quem sabe o tamanho da sua responsabilidade ao fazer a gestão de unidades públicas de saúde. Nosso compromisso é com a população atendida e por isso trabalhamos para oferecer excelência no atendimento e, sobretudo, respeito a quem tanto necessita de cuidados. Para nós é uma alegria compartilhar investimentos, inovações e profissionais altamente capacitados. Com planejamento, transparência e muita dedicação, seguimos a serviço da população”, pondera Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua.

 

Foto: Francisco Campos/SES