contato@institutoacqua.org.br

Feira Vegana do ABC idealizada pelo Acqua se torna referência regional ao debater causa animal e alimentação saudável

01/11/2018

Consolidado, evento promovido pelo Instituto Acqua movimenta 40 mil pessoas em torno do veganismo, adoção animal e gastronomia orgânica

Despertar a atenção das pessoas com relação ao desperdício de alimentos, criar mecanismos de estímulo ao comércio local voltado à agricultura familiar, incentivar a adoção de cães, debater a causa animal e apostar na gastronomia como forma de conexão entre as pessoas. Com essa proposta, a Feira Vegana do ABC, iniciativa do instituto Acqua que acaba de completar um ano e dois meses de atividade, soma público de 40 mil visitantes em 14 feiras, mais de 40 expositores, vários artistas e fomento à economia criativa local.

Ao longo das edições, o evento emplacou diversas ações importantes que amarraram a ideia inicial proposta pelo diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia. "Somos pioneiros no ABC Paulista com a Feira Vegana e queremos agora mostrar não apenas ao público do segmento, mas para a população regional, que é preciso respeitar a diversidade. Contamos com grandes expositores, como o Morrones e o Pão de Flor, que estão conosco desde o início e que sabem da insistência em debater essa temática em nossa região. Enaltecer o perfil da economia criativa e a vocação de nosso evento, visto que todos os itens são artesanais e livres de agrotóxicos e sem ingredientes de origem animal, é fundamental para ampliar a discussão e alertar a população diante de hábitos mais coerentes."

Feira de adoção de cães – Em parceria com a Ong Amigo Legal e Pet Shop Oh My Dog, ambas marcas de Santo André, a Feira Vegana do ABC também recebe feirinha de adoção de cães. Mais de 20 cães já foram adotados a partir do evento. A iniciativa incentiva famílias a adotarem animais que já estão vacinados, castrados e vermifugados. Fabiane Pereira, representante da ong, colheu resultados positivos com a ação. "Adoramos participar da Feira Vegana do ABC, é uma parceria muito positiva em conjunto com o Acqua e o Oh My Dog. Esse público vegano abraça a causa e demonstra muito carinho diante da nossa feirinha de adoção", revelou.

Orgânicos na mesa – A Feira Vegana do ABC também marcou parceria com a marca Orgânicos ABC. A comercialização de frutas, verduras e legumes orgânicos in natura a granel e demais itens minimamente processados como cenoura palito e seleta de legumes demonstraram para o público do entorno da sede do Acqua que o compromisso com a saúde está em paralelo ao veganismo. "O varejo tradicional e, de certa forma, o consumo da população geral são pautados pela perfeição das frutas, das verduras e dos legumes, o que por si, gera toneladas de alimentos descartados por serem justamente imperfeitos. Sejam porque foram danificados no transporte ou durante a manipulação. E nesta linha a parceria com o Acqua é necessária, ainda mais com um evento consolidado e com público fiel", comentou o proprietário da Orgânicos ABC, Luciano Maeda.

Música alternativa – O evento já recebeu mais de 30 artistas nestas 14 edições, sempre com foco em música popular brasileira, instrumental e jazz. Nomes como Trio Beijo de Moça, Otis Trio, Camerata do Choro, Trio Sonare, Vasco Faé e Sidewalk Trio embalaram os visitantes que passaram pela Feira Vegana do ABC. "Saber que temos um espaço de cultura como esse é incrível. O ABC precisava de um local como o Acqua e essa Feira Vegana é muito bacana. Para nós, artistas, é sempre um prazer fazer parte de iniciativas assim", lembrou André Calixto, integrante dos grupos Nômade Orquestra e Trio Sonare, bandas que já se apresentaram no evento.

Yoga na Praça – Para somar a ideia de bem-estar e conciliar a gastronomia saudável o Acqua idealiza em conjunto com a Feira Vegana do ABC aulas abertas de yoga na Praça Kennedy, a cinco minutos da sede que recebe o evento, com a orientação de intrutores. A atividade, ao ar livre, é realizada uma vez ao mês e aplica movimentos da modalidade hatha yoga e técnicas de relaxamento. A ação já recebeu mais de 90 participantes. "É tudo de bom reunir o veganismo e a prática do yoga, combina e faz bem a todos. Sou muito grata pela parceria e desejo vida longa à Feira Vegana do ABC", pontuou a professora de yoga do Instituto Acqua, Andrea Moll.