contato@institutoacqua.org.br

Feira Vegana do ABC incentiva agricultura familiar e alerta sobre desperdício de alimentos

26/05/2018

Iniciativa do Instituto Acqua, atividade contará com produtos da Orgânicos ABC; frutas, verduras e legumes in natura serão comercializados neste domingo (27/5) em Santo André (SP)

Despertar a atenção das pessoas com relação ao desperdício de alimentos e criar mecanismos de estímulo ao comércio local voltado à agricultura familiar. Com essa proposta, a Feira Vegana do ABC, iniciativa do instituto Acqua, traz para a 9ª edição (realizada neste domingo, 27 de maio, a partir das 10h, na Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, em Santo André) produtos da marca Orgânicos ABC. Os visitantes poderão adquirir frutas, verduras e legumes orgânicos in natura a granel e demais itens minimamente processados como cenoura palito e seleta de legumes.

"Somos pioneiros no ABC com a Feira Vegana e queremos agora mostrar não apenas ao público do segmento, mas para a população regional, que é preciso evitar o desperdício de alimentos e conciliar a ação com uma alimentação mais saudável. A vinda de mais esse parceiro, como a Orgânicos ABC, enaltece ainda mais o perfil de economia criativa e a vocação de nosso evento, visto que todos os itens são artesanais e livres de agrotóxicos", comenta Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua.

Liderada pelo empresário Luciano Maeda, a Orgânicos ABC, que mantém sede em Santo André, atua com a distribuição de 12 mil quilos de produtos ao mês. Em conjunto com o Sacolão Saúde, varejista especializado na comercialização de hortifrutigranjeiros, a marca realiza gestão de reposição de estabelecimentos na região metropolitana de São Paulo, incluindo Santo André, São Bernardo do Campo, Santa Cruz e Cotia, no interior do estado. Por meio de parceria com uma central de cooperativas de agricultura familiar do Vale do Ribeira, mil famílias atuam na produção. Do total, 70 são adeptas do manejo orgânico. No entanto, ressalta Maeda, a maior produção é de bananas, o que torna a atividade restrita. "De forma geral, podemos considerar cerca de 20 a 30 agricultores como fornecedores frequentes da Orgânicos ABC. A ideia é disseminar a cultura de diversificação da produção para que os canais de venda consigam absorver melhor a produção, com itens variados", explica.

Quem vê cara, não vê coração

Recente relatório da Organização das Nações Unidas, a ONU, revelou que um terço de toda comida produzida no mundo é descartada. A produção em excesso e o transporte são fatores significativos para esse problema. Mas além disso, há desperdício de alimentos nos supermercados e residências. Para amenizar essa questão e renovar o olhar do consumidor para o tema, a Orgânicos ABC também encabeça um projeto de conscientização alimentar. "O varejo tradicional e, de certa forma, o consumo da população geral são pautados pela perfeição das frutas, das verduras e dos legumes, o que por si, gera toneladas de alimentos descartados por serem justamente imperfeitos. Sejam porque foram danificados no transporte ou durante a manipulação. E nesta linha queremos reunir força para mostrar que os produtos não podem virar lixo", explica Maeda. 

Durante a Feira Vegana do ABC, equipe de profissionais da marca orgânica irá fomentar o projeto 'Orgânicos Feinho – quem só vê cara, não vê coração'. "O intuito da campanha é mostrar que em nada adianta ser orgânico se a escolha continua convencional. Muitas pessoas descartam frutas e verduras porque estão com furos ou amassados, mas essa atitude precisa mudar", indica Maeda.

Vale lembrar que a Feira Vegana do ABC estimula a economia criativa, hábitos saudáveis e o contato com produtos livres de ingredientes de origem animal. A entrada é gratuita e o público ainda poderá conferir apresentação musical do duo João Cristal e Dino Barioni, músicos de jazz e bossa nova, a partir das 13h. Para integrar a programação, a Praça Kennedy, na Vila Bastos (a cinco minutos do Instituto Acqua), contará com aula aberta de yoga com a professora Andrea Moll. A atividade começa às 10h deste domingo, 27 de maio, e é necessário apenas levar tapetinho de yoga, toalha ou colchonete para participar da prática.

O evento também contará com produtos cruelty free, ou seja, aqueles que não geram qualquer tipo de prejuízo para os animais em sua produção, e que seguem padrão natural de testes e fabricação. Essa postura pretende garantir que os animais não sofram com exploração ou até mesmo sejam sacrificados em prol da indústria. Ananda Essencial, marca de economia solidária, estará presente com itens de aromaterapia: óleos essenciais, óleos vegetais, difusores e sprays terapêuticos. Haverá também comercialização de mini-terrários e kokedamas, da marca Elemento Eco. 

Serviço

Feira Vegana do ABC – Instituto Acqua

Local: Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, Santo André;

Domingo, 27 de maio, a partir das 10h;

Entrada gratuita;

Espaço é pet friendly e conta com bicicletário gratuito.