contato@institutoacqua.org.br

Fluxograma da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão será referência para outras unidades do estado

16/04/2019

Com organização administrativa da unidade, serviços serão otimizados e comunicação entre setores irá melhorar, além de uma prestação da assistência à saúde com mais qualidade

Foi apresentado na última segunda-feira (15/04), na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o fluxograma dos 32 setores da unidade. O objetivo é atualizar, otimizar os serviços, facilitar a comunicação entre os setores e prestar melhor assistência às gestantes que procuram a maternidade. A construção do fluxograma geral ocorreu em quatro meses e será referência para outras unidades gerenciadas pelo Acqua no Maranhão.

“Foi um trabalho em conjunto iniciado em janeiro, no qual todos os supervisores se reuniram e puderam ter além da visão para o seu setor, também conhecer os demais setores dentro da unidade. E assim construímos o fluxograma para que cada setor pudesse ter a amostra visual do passo a passo dos outros setores e a comunicação ficar muito mais clara. No total, temos 32 setores com 49 fluxos. Nosso intuito é também ter o fluxo de todas as terceirizadas dentro da unidade”, explicou a gerente administrativa da MACMA, Maria Margarida de Carvalho Neta.

Foram apresentados os fluxogramas da recepção, ultrassom,  Admissão e Centro de Parto Normal, Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização, Unidade de Terapia Intensiva Materna, Alojamento Conjunto Rosa, Lilás e Enfermaria de Gestação de Alto Risco, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário Convencional e Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINca), Ambulatório de Ginecologia  e Obstetrícia, Planejamento Familiar, Follow Up e Pediatria,  Reabilitação e Equipe Multiprofissional e Nutrição Clínica.

Além destes, os supervisores do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente,  Banco de Sangue, Serviço Social, Núcleo  Interno de Regulação, Segurança do Trabalho, Banco de Leite, Ouvidoria, Comissão de Controle  de Infecção Hospitalar, Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Núcleo de Educação Continuada também apresentaram os fluxogramas dos setores os quais coordenam.

Fazem parte ainda da estrutura da MACMA, a Coordenação do Centro de Ensino e Pesquisa, Faturamento, Direção, Recursos Humanos, Técnico de Informática, Farmácia, Serviço de Arquivo Médico, Digitalização, Almoxarifado, Rouparia, Transporte, Setor de Patrimônio, Setor de Radiologia, Casa da Gestante, bebê e puérpera.

“O fluxograma apresentado é o ponto de partida para o melhor funcionamento de toda a unidade. A MACMA, pela sua importância para o estado e referência na alta complexidade, não poderia funcionar sem o fluxo adequado mostrando quem são esses setores, como procurá-los e qual serviço vai ser ofertado para aquele tipo de situação que a paciente apresenta e assim determinar o caminho que vai ser percorrido dentro da maternidade“, destacou o diretor geral, Hilmar Hortegal.

A MACMA garante atendimento de qualidade e multidisciplinar para gestantes classificadas com alto risco. A unidade é referência no atendimento à saúde materno-infantil de forma humanizada e multidisciplinar, proporcionando acolhimento às gestantes, puérperas, bebês e familiares. Além de segurança às gestantes e puérperas, proporcionada pelo pré-natal em ambulatórios de alto risco e UTI Materna, a maternidade também dispõe de UTI Neonatal.

Importância e modelo – A assessora técnica da Secretaria adjunta de Assistência à Saúde da SES, Ana Clara Santos, que acompanhou a apresentação do fluxograma, destacou o empenho da equipe em organizar o documento. “Parabenizo a equipe da MACMA pelo empenho em construir todos os fluxogramas e pela organização desse momento. Esses fluxos irão sair daqui como referência para todas as maternidades do estado do Maranhão. Temos certeza que o caminho percorrido até chegar nesse resultado apresentado gerou muitos elos de comunicação entre vocês. É importante destacar que quando esta comunicação é efetiva, ela se torna bem mais prática no dia a dia”, pontou a representante da SES.