contato@institutoacqua.org.br

Gestantes da área Itaqui-Bacanga recebem orientações na Maternidade Nossa Senhora da Penha em São Luís (MA)

31/07/2017

Profissionais debateram assuntos envolvendo gestação, parto e pós-parto nas Rodas de Conversas com Gestantes, encontros gratuitos realizados na unidade

Gestantes que moram na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís (MA), receberam orientações sobre os períodos de gestação, parto e pós-parto durante as Rodas de Conversas com Gestantes, na Maternidade Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda. No último encontro, em 28 de julho, cerca de 20 mulheres participaram de um momento de confraternização e compartilharam os ensinamentos adquiridos ao longo de seis rodas de conversas.

Kátia Mendonça, 38 anos, moradora do bairro Anjo da Guarda, lembrou que as rodas foram momentos esclarecedores. “É o meu segundo filho. Na primeira gravidez, há 17 anos, tudo era diferente. Aqui eu pude tirar várias dúvidas e conheci outras mães também”, disse.

O promotor de vendas Ednaldo Galdino, 35 anos, marido de Kátia, contou que as rodas de conversas aproximaram ainda mais o casal. “Foi muito interessante e bem explicativo. No momento do vídeo sobre o parto eu pude me imaginar mais próximo a ela e com mais vontade de participar desse momento”, comentou o pai do Heitor, que nascerá no próximo mês.

A programação de encontros incluiu ações educativas e atividades práticas. Entre os temas abordados nas aulas estavam o aspecto psicológico da gestante, cuidados com o recém-nascido da UTI Neonatal, nutrição do bebê e da gestante, trabalho de parto, planejamento familiar e vacinas, entre outros. Ao final do curso, cada mãe recebeu um kit contendo creme para hidratação da pele e protetor solar.

Atividades práticas – Após a parte teórica, as gestantes participaram de aula prática, receberam orientações e aprenderam técnicas sobre a forma correta de dar banho no bebê. A coordenadora técnica do Instituto Acqua no Maranhão, Analamacia Brito, explicou às mães a importância de preparar tudo com antecedência. “A mãe nunca pode deixar o bebê sozinho durante o banho. Toalhas, produtos de higiene, fralda limpa, tudo deve estar próximo. É necessário também ter cuidado com a temperatura. O banho é um momento de fortalecimento do vínculo entre o bebê e a mãe”, explicou.

Paralelo às ações de conscientização e importância do parto normal, durante as Rodas de Conversas na Maternidade Nossa Senhora da Penha as gestantes receberam orientações sobre o Registro Civil de Nascimento. Uma articulação com a Corregedoria de Justiça vai implantar um posto de registro civil na unidade de saúde.