contato@institutoacqua.org.br

Gestantes em São Luís recebem orientação sobre seus direitos e conhecem a Maternidade Nossa Senhora da Penha

06/03/2017

Futuras mães e seus acompanhantes também receberam orientações na Maternidade Benedito Leite; ambas as unidades realizam Rodas de Conversas gratuitas até maio

Em uma manhã dedicada a debater os direitos das gestantes e apresentar o ambiente em que darão à luz, a Maternidade Nossa Senhora da Penha realizou, em 24 de fevereiro, seu primeiro encontro das Rodas de Conversas com Gestantes, atividade gratuita oferecida às futuras mães em São Luís (MA).

Durante o encontro, sete gestantes e cinco acompanhantes tiraram dúvidas sobre o período de gestação, parto e pós-parto, além de conheceram em detalhes o parto normal humanizado. “A primeira Roda de Conversas foi uma iniciativa marcante na vida dessas mulheres e dos profissionais que já iniciaram um vínculo, mostrando uma relação de confiança para um resultado positivo”, explicou Waneska Feitosa, coordenadora de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora da Penha.

Outro benefício para quem participa é a oportunidade de conhecer as instalações da unidade. Sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a maternidade foi reinaugurada em setembro de 2015 com um perfil de atendimento humanizado. Cerca de 120 profissionais atuam em uma infraestrutura composta por 23 leitos, enfermaria e sala de parto que tornaram a unidade de saúde referência na região do Itaqui-Bacanga para partos de risco habitual.

As diferentes fases do trabalho de parto serão discutidas na próxima palestra, em 10 de março, às 9h. Dor do parto (24/3), cuidados com o bebê (7/4) e amamentação (21/4) serão os outros temas abordados com as participantes. “As Rodas de Conversas são de grande relevância, porque conseguimos quebrar tabus sobre o parto normal, mostrando que não existe violência e que o conhecimento adquirido torna a mulher empoderada para decidir sobre tudo o que vai acontecer com ela”, destacou Waneska.

Benedito Leite – Também em São Luís, a Maternidade Benedito Leite iniciou sua segunda edição das Rodas de Conversas em 22 de fevereiro. Com orientações sobre a importância do pré-natal e da fisioterapia na gestação, quatro grávidas e três acompanhantes participaram do encontro, que incluiu exercícios práticos sobre respiração correta, entre outras atividades.

Os profissionais da unidade de saúde também falarão sobre direitos das gestantes (8/3), fases do trabalho de parto (22/3), dor do parto (5/4), cuidados com o bebê (19/4) e amamentação (3/5), sempre a partir das 17h.